Alberto giacometti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alberto Giacometti
1901-1966

Artista plástico, escultor e pintor, nascido em 1901, Borgonovo, Suíça.
O mais famoso nome dentre os escultores surrealistas, criador de uma obra plástica quepercorreu a escultura, a pintura e a cenografia, sempre mais próximas dos cubistas e dos pós-cubistas.
Giacometti ficou particularmente marcado pelas viagens iniciais à Itália e a Paris, em 1922. localaonde iria se estabelecer e manter o mesmo ateliê até o fim da vida.

A semelhança com objetos reais desapareceu de sua obra (1925- 1929).

The Couple 1927 (cast late 1929 or early 1930)

Noinício da década seguinte acabou por adotar uma estética surrealista e passou a idealizar suas esculturas-objetos.
Bola Suspensa (1930-31)
Bola Suspensa (1930-31)

Rompeu com o surrealismo (1935) ecomeçou a se concentrar em obras baseadas em modelos humanos. Nos trabalhos realizados depois da Segunda Guerra Mundial, onde a figura humana protagoniza as suas pesquisas plásticas, acompanhando atendência neo-figurativa. Esta representação do corpo humano marca o período mais original de Giacometti.

A obsessão pela representação da figura humana revela-se também na sua produção pictórica e nosseus desenhos, onde a linha assume uma grande expressividade e liberdade na caracterização das formas e dos volumes.
Giacometti teve extensa produção em pintura, gravura, desenho e arte decorativa,mas é a escultura a parte mais conhecida de seu trabalho.
São do artista as figuras humanas de dimensões extremas, minúsculas ou altas, que partilham uma magreza assustadora. Esses seres de cabeçadiminuta em relação ao corpo enganam a percepção e estimularam pensadores como Jean Paul Sartre (1905-1980) e Jean Genet (1910-1986) a escrever inspirados ensaios. No mundo pop atual, o cineasta TimBurton dá pistas de uma influência não declarada nos personagens góticos em seus filmes de animação.
O existencialismo na obra de Giacometti traduz-se numa repetição dos meios expressivos e dos gestos...
tracking img