Albert cohen e a teoria da subcultura delinqüente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 15/04 – Albert Cohen e a Teoria da subcultura delinqüente



Subcultura: conceito importante em sociedades complexas e diferenciadas – pluralidade de classes, grupos, etnias e raças.
-“cultura dentro de uma cultura”. Mas o que é cultura?
- Cultura: “todos os modelos coletivos de ação, identificáveis nas palavras e na conduta dos membros de uma dada comunidade, dinamicamente transmitidosde geração para geração e dotados de certa durabilidade” (F. Dias)
- Existem várias culturas em uma mesma sociedade? Se sim, então a sociedade não é um todo unitário, mas vários grupos. A negação daexistência de outras culturas, ou no menosprezo delas, significa uma forma de autoritarismo da cultura dominante, da elite. (Chauí).
- Cultura de massa: forma de homogeneização das expectativasculturais. Exemplo: americanismo lingüístico, culinário, etc. Globalização.

Diferença entre subcultura e contracultura: ambas representam o enfrentamento desviante dos jovens em relação à culturadominante.
- Subcultura – aceita certos aspectos da cultura dominante, mas expressa sentimentos e crenças exclusivas de seu próprio grupo;
- Contracultura – tem como elemento central o desafio à culturadominante.

A subcultura, em grande parte, reproduz alguns valores contidos na sociedade tradicional, porém com um sinal invertido. A lealdade é valorizada, enquanto o traidor será consideradoarquiinimigo do grupo. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional.

Já vimos, na aula passada, que as metas culturais condicionam a estrutura social (Merton). O sentimento de fracassona sociedade de consumo é inevitável para a maioria dos grupos sociais.

Uma das formas de opção das minorias altamente desfavorecidas é a orientação sob uma estrutura social alternativa,constituindo-se uma subcultura criminal. Vários indivíduos, cada um dos quais funcionou como objeto de referência de outros, chegam de comum acordo a novo conjunto de critérios.

Dimensão coletiva do...
tracking img