ALBERISSA 2 GUERRA MUNDIAL

1587 palavras 7 páginas
Atividade de Geografia
Tema: 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria

1)A 2ª Guerra Mundial afetou, direta e indiretamente, muitos continentes no mundo. Retrate um acontecimento provocado pelo conflito em cada um dos continentes do planeta. R.: A 2ª Guerra mundial foi um conflito pelo qual atingiu todos os continentes, seja de maneira direta ou indireta. Por isso podemos citar alguns acontecimentos que foram causados por essa guerra em cada continente:
No continente Ameriacano: houve a imigração de ex-nazistas alemães para a Argentina que contou com a ajuda do governo argentino e de alguns colaboradores desde as santidades do Vaticano até pessoas da Cruz Vermelha juntamente com os nazistas para a elaboração de rotas de fulgas para os oficiais. Apesar da Argentina não ser nazista a mesma só fizeram um acordo em ajudá-los porque agreditavam que isso possibilitaria algum destaque no cenário global. Os E.U.A receberam muitos judeus, grandes cientistas e pesquisadores como Albert Einstein trazendo vários benefícios para o país como o crescimento científico e tecnológico. Todas essas transições ocorreram devido a entrada dos E.U.A e da U.R.S.S na Europa fazendo perseguições e jungamentos dos ex-nazistas logo após o término da 2ª Guerra Mundial. Aqui no Brasil durante esse período enviou-se tropas para a Itália precionada pelos E.U.A para lutar na guerra ao lado dos aliados além, de o Brasil possibilitar com que fossem instaladas bases militares estadunidenses. Também podemos citar a contrução da primeira usina siderúrgica, Usina de Itaipú. E após o ataque Japonês contra Pearl harbour (base militar norte- americana) os E.U.A junto com a Grã-Bretanha declaram guerra ao Japão. Foi nesse momento que os E.U.A entrou oficialmente na 2ª Guerra Mundial.
No continente Africano: como os norte-americanos gostariam de tomar o poder e conquistar a Europa, os E.U.A instalou bases militares no Brasil porque o mesmo era o único país com localização mais próxima ao continente americano.

Relacionados