Albergues da juventude (monografia pte 1)

988 palavras 4 páginas
Caracterização dos Albergues da Juventude:

Vianna (2004) afirma que os Albergues da Juventude se enquadram na categoria de equipamento extra-hoteleiro onde jovens, em sua maioria, têm a oportunidade de interagir com outras pessoas que viajam o mundo aspirando vivenciar o máximo da localidade visitada, com um padrão mínimo de conforto, em um ambiente descontraído, seguro e com baixo dispêndio.

Na prática um albergue é um meio de hospedagem (como hotel e pousada) com quartos coletivos, dotados de camas ou beliches em um local onde muitas vezes há uma cozinha equipada, também coletiva e banheiros coletivos.

2.1 Histórico do Alberguismo

Historicamente, os albergues eram casas onde se comia e se bebia mediante pagamento. Durante o Império Romano, este tipo de hospedagem foi bastante difundido, ainda que pessoas de boa reputação não os utilizassem e não os explorassem como atividade econômica.

Em 26 de agosto de 1909, o professor alemão Richard Schirmann idealizou a criação dos Albergues depois de ser surpreendido por uma tempestade, quando precisou refugiar-se ao longo de uma estrada. Ele dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos. De atividades pedagógicas, passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que o professor Schirmann descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas a pernoite em hospedarias (FEDERAÇÃO, 2005).

O primeiro albergue começou a funcionar três anos mais tarde, 1912, em um castelo em Altena, na Alemanha, monumento histórico restaurado e que funciona até hoje. Ele tinha o objetivo de proporcionar hospedagem barata para jovens e promover a integração entre eles.

No final da década de 20, o alberguismo se difundiu por toda a Europa.
Nesta época, houve um verdadeiro boom de albergues, que se espalharam por todo continente. Em 1927, foram criados albergues na Suíça e na

Relacionados