Alavancas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CESG – FACULDADE DE GUANAMBI
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE BIOFÍSICA
Prof. Humberto G Reis

UNIDADE I - ALAVANCAS

As alavancas servem para equilibrar um sistema composto por força evelocidade a outro sistema. Para o efeito de alavanca são necessários um ponto de apoio e duas forças em oposição. O parâmetro disposto na posição intermediária (fulcro, resistência ou força) dá o nome aosistema de alavanca em estudo, conforme os exemplos abaixo:

[pic]
O efeito de alavanca permite a multiplicação ou divisão de força ou velocidade, de acordo com a necessidade. Numa alavanca cujoponto de apoio se situa na linha média, Força e Resistência terão mesma magnitude, mas alavancas com distâncias diferentes exigirão valores diferentes para F e R. O cálculo é bastante simples: bastamultiplicar os valores conhecidos a cada lado e buscar o equilíbrio do outro lado, segundo a fórmula:

F . dF = R . dR

Supondo que na alavanca com distantes diferentes do exemplo acima o valor dedF é 25cm e de dR é 10cm, uma R de 25N exigirá uma F de 10N para a obtenção do equilíbrio. Importante observar que a fórmula permite calcular ainda a distância necessária (dF ou dR) paraequilibrar-se o sistema.

Os demais tipos de alavanca, interresistente e interpotente, permitem o cálculo através da mesma fórmula acima. Ou seja, a posição do ponto de apoio não interfere sobre o equilíbriodo sistema.

[pic]

[pic]
Percebe-se claramente que a distância em relação ao ponto de apoio é fundamental para determinar a F ou R a serem aplicadas. Se mantivermos R e dR, uma modificação na dFexigirá alteração de F, para que o sistema se mantenha em equilíbrio.

O uso cotidiano da fórmula F . dF = R . dR permite entender rapidamente que ao dobrar a distância da resistência (2xdR),mantendo-se a R, obrigatoriamente dobra-se também a força necessária (2xF) ou a distância da Força (2xdF). De outra forma, se dividimos por três a força aplicada ao sistema, devemos multiplicar por três...
tracking img