Alavancagem operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL


Alavancagem Operacional representa a desproporcionalidade da variação do resultado contábil com a variação do nível de atividade.INDICADOR DA MEDIÇÃO DA ALVANCAGEM

OPERACIONAL.

O indicador de medição da Alavancagem Operacional denomina-se Grao de Alavancagem Operacional ( GAO ) que é representado porum índice obtido pela divisão da porcentagem da variação do resultado contábil pela porcentagem da variação da atividade ou:

Porcentagem de Variação doLucro
GAO = ---------------------------------------------------------
Porcentagem de Variação do Nível de Atividade

O resultado obtido representa que a cada1% de aumento do nível de atividade de uma empresa representa X% de aumento ou de incremento no seu resultado.

Por outro lado esse Grao de Alavancagem Operacional podeocorrer em sentido descendente, ou seja, se ocorrer um decréscimo de 1% no nível de atividade da empresa poderá representar X% de perda no seu resultado.

Quanto mais distante aempresa estiver do seu Ponto de Equilíbrio, menor será seu Grao de Alavancagem Operacional, pois menor será o impacto em termos percentuais sobre o seu resultado ( acréscimo oudecréscimo ) derivado de uma alteração no seu volume de atividade.

Este fato traz como conseqüência o fator Risco. Trabalhando bem acima do seu Ponto de Equilíbrio, uma empresatende a ter menor GAO, mas também menor risco de reverter o seu resultado para prejuízo.

Por outro lado trabalhando com elevado GAO, tenderá a estar perto do seu Ponto deEquilíbrio e, consequentemente, com altos riscos, ou seja, com alta probabilidade de reverter o seu resultado para prejuízo ou para também elevar significativamente o seu lucro.
tracking img