Alavancagem financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria Ambiental
Por Caroline Faria
Introdução
A exigência cada vez maior do mercado por organizações que adotem um modelo de gestão sustentável tem levado às empresas a uma busca pela melhoria de seus processos no intuito de atender a legislação aplicável e diminuir, ou até mesmo eliminar os impactos ambientais de suas atividades.
No mesmo sentido, também é cada vez maior o interesse dosconsumidores por produtos ambientalmente corretos o que faz das iniciativas ambientais das empresas, e o conseqüente marketing atrelado a elas, uma jogada estratégica na busca por mercados e consumidores.
O problema é quando as empresas dedicam mais energia ao marketing de suas ações do que aos resultados em si. Aproveitando-se do “marketing verde” sem que haja um comprometimento (ou resultado)verdadeiro e significativo. Desta forma, as chamadas “auditorias ambientais” tornaram-se ferramentas imprescindíveis para a verificação e fiscalização das empresas e uma avaliação de seus sistemas de gestão.
Surgidas na década de 70, nos EUA, como uma forma de, voluntariamente, as empresas verificarem seu atendimento à legislação e se prepararem para eventuais fiscalizações da EPA (EnvironmentalProtection Agency), a agência ambiental norte-americana, as auditorias ambientais acabaram se tornando uma técnica de gerenciamento bastante difundida não só nos EUA, mas também na Europa.
Nos países em desenvolvimento as auditorias ambientais ganharam projeção a partir da publicação das normas ISO (International Organization for Standardization), embora no Brasil já existissem regulamentoslegais neste sentido desde a década de 90 nos Estados de Minas Gerais (Lei N.º 10.627/92), São Paulo (Lei N.º 790/91 no município de Santos), Rio de Janeiro (Lei N.º 1.898/91) e Espírito Santo (Lei N.º 4.802/93).
Normas ISO
ISO14010/96 – Diretrizes para Auditoria Ambiental – Princípios Gerais,
ISO14011/96 – Diretrizes para Auditoria Ambiental – Procedimentos de Auditoria – Auditorias de Sistema deGestão Ambiental
ISO14012/96 – Diretrizes para Auditoria Ambiental – Critérios de Qualificação de Auditores Ambientais.
Mais tarde, em 2002, estas normas foram substituídas pela NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de Sistema de Gestão de Qualidade ou Ambiental.
Definições
Genericamente, podemos definir as auditorias ambientais como um procedimento sistemático através do qual aorganização irá avaliar sua adequação a critérios ambientais preestabelecidos que podem ser: normas técnicas (como a ISO14001, por exemplo), requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa. Mas, as definições de auditorias ambientais podem variar dependendo do seu âmbito de aplicação.
Podemos dividir a classificação das auditorias ambientais como sendo aquelas realizadas porórgãos fiscalizadores, entidades de controle externo (TCU ou Auditorias Gerais – Fonte: TCMSP) e empresas privadas. Cada qual com uma definição e um objetivo específicos.
As auditorias de entidades fiscalizadoras obedecem a normas específicas que podem variar de acordo com a legislação estadual ou do próprio órgão fiscalizador.
No Estado do Rio de Janeiro, primeiro do país a definir uma legislaçãoespecífica sobre auditorias ambientais, a definição dada pela Lei N.º 1.898/91 é a seguinte: auditoria ambiental é a “realização de avaliações e estudos destinados a determinar: I – os níveis efetivos ou potenciais de poluição ou de degradação ambiental provocados por atividades de pessoas físicas ou jurídicas; II – as condições de operação e de manutenção dos equipamentos de controle da poluição;III – as medidas a serem tomadas para restaurar o meio ambiente e proteger a saúde humana; e IV – a capacitação dos responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas, rotinas, instalações e equipamentos de proteção do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores.” (Fonte: LIMA, 2005)
Estas auditorias tem como objetivo a fiscalização das atividades com relação ao atendimento da legislação...
tracking img