Alavancagem financeira na administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Piauí - Uespi
Curso: Bacharelado em Administração
Disciplina: Financeira 2
Professor: Maxuel Matos

Resumo Sobre o Estudo da Alavancageem


Marcos Aurelio da Silva

Teresina, novembro de 2011


AlavancagemAlavancagem Financeira, a qual corresponde aos efeitos produzidos pelo capital deterceiros sobre o patrimônio líquido reduzindo ou aumentando os lucros de uma organização. Em contrapartida, o autor vai mais além dos aspectos financeiros, pois procura mostrar que as organizações devem ser portadoras do pensamento sistêmico independente da natureza do seu negócio e, finanças consiste em uma das premissas para o sucesso

A alavancagem é o produto do uso de ativos ou fundos acusto fixo para multiplicar retornos para os proprietários da empresa. Os três tipos básicos de alavancagem podem ser definidos da melhor maneira usando-se a demonstração de resultado da empresa.
- A alavancagem operacional diz respeito à relação entre a receita de vendas e o lucro antes de juros imposto de renda ou laji. (O laji corresponde a resultado operacional)
- A alavancagem financeira dizrespeito à relação entre o laji e o lucro liquido por ação ordinária da empresa (LPA)
- A alavancagem total diz respeito à relação entre a receita de vendas e o LPA.

Analise de ponto de equilíbrio
A analise de ponto de equilíbrio, às vezes chamada de analise custo- volume-lucro, é usada para determinar o nível de operação necessário para cobrir todos os custos operacionais e avaliar arentabilidade associada a níveis diversos de vendas. O ponto de equilíbrio operacional consiste no nível de vendas necessário para cobrir todos os custos operacionais. Nesse ponto, o lucro antes de juros e imposto de renda é igual a $ 0.
O primeiro passo, no calculo de ponto de equilíbrio operacional, é decompor o custo dos produtos vendidos e as despesas operacionais em custo operacionais fixose variáveis. Os custos fixos são função do tempo, e não do volume de vendas, e normalmente são custos contratuais.

Enfoque gráfico
O ponto de equilíbrio operacional da empresa é aquele em que seu custo operacional total – a soma de seus custos operacionais fixo e variáveis é igual à receita de vendas. Nesse ponto, o laji é igual a $ 0.

Variações de custo e ponto de equilíbriooperacional
O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é sensível a diferente variáveis: custo operacional fixo, preço de vendas por unidade e custos operacional variável por unidade.

Alavancagem operacional
A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados da empresa, podemos definis alavancagem operacional como a possibilidade de usodos custos operacionais fixos para ampliar os efeitos de variações de vendas sobre o lucro da empresa antes de juros e imposto de renda.

Mensuração do grau de alavancagem operacional (GAO)
O grau de alavancagem operacional (GAO) é o valor numérico de alavancagem operacional da empresa .
Sempre que a variação percentual do laji resultante de uma variação percentual nas vendas é maior doque a variação percentual das vendas, ocorre alavancagem operacional. Isso significa que, sempre que o GAO é maior que 1, há alavancagem operacional.
O grau de alavancagem operacional também depende do nível de vendas usado como ponto de referência. Quando mais próximo o nível de referência estiver do ponto de equilíbrio operacional, maior será a alavancagem operacional. A comparação do graude alavancagem operacional de duas empresas só é valida quando é usado o mesmo nível de referencia para ambas.

Custos fixos e alavancagem operacional
As variações de custos operacionais fixos afetam a alavancagem operacional de maneira significativa. As empresas às podem incorrer em custos operacionais fixos, 
em lugar de custos operacionais variáveis, e em outras ocasiões podem...
tracking img