Alavancagem de custo de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: FINANÇAS CORPORATIVAS
TEMA: Alavancagem Financeira e Custo de Capital
Professor: Antonio Carlos Coelho.
Mestrando: Eduardo Borges Cavalcante.

O objetivo é apresentar a compreensão referente a dois temas principais alavancagem financeira e o custo de capital, abordando alguns tópicos referentes a esses itens: endividamento, efeitos fiscais, risco operacional, risco financeiro,risco do negócio, custo de capital, fontes de financiamento, retenção de lucros, capital de terceiros, emissão de capital próprio.
Pode-se definir a alavancagem financeira como o nível de utilização de títulos da renda fixa (títulos da dívida e ações) na estrutura de capital da empresa. Numa situação hipotética o resultado dessa alavancagem pode ser mensurado considerando a diferença entre duasvariáveis: captação de dinheiro via emissão de títulos e a capacidade em gerar lucros. È importante ressaltar que há uma relação diretamente proporcional entre a alavancagem o nível de risco e o retorno esperado.
Essa alavancagem dar-se-á através do endividamento, que pode ser uma via de mão dupla, podendo trazer vantagem competitiva em virtude, mas também gerar ônus que podem acarretar nafalência da empresa.
As vantagens podem ser obtidas das seguintes formas: adquirindo fontes exclusivas de capital (financiamento), através de um menor custo de financiamento frente aos concorrentes e a outra é através dos efeitos fiscais (imposto de renda pessoa jurídica).
Considerando o primeiro ponto, as empresas beneficiam-se por obter custo de financiamento menor via fontes exclusivas definanciamento frente aos concorrentes. Já em relação à segunda forma, ela aumenta seu nível de capital de terceiros (endividamento), reduzindo o pagamentos de impostos, isso ocorre em virtude de nuanças do sistema tributário, pois a tributação só acontece após o pagamento dos juros, propiciando ao final do demonstrativo de resultado um maior fluxo de caixa.
Na questão das desvantagens podem-se consideraralguns pontos: quanto maior o nível de endividamento maior será a taxa de juros. Outro aspecto é se a empresa estiver passando por dificuldades e o lucro operacional não cobrir o pagamento dos juros seus acionistas terão que fazê-lo, se não o puderem a empresa irá à falência. Em virtude disso deve-se também analisar a questão do risco.
O risco é a possibilidade de incerteza devidamente relacionadaaos acontecimentos futuros, que podem ocasionar dificuldades financeiras em uma empresa levando-a ao não cumprimento dos seus deveres. Um método relevante para mensurar o grau de risco de uma empresa é a alavancagem financeira, que só se concretizará, caso a empresa em análise possua capital de terceiros na sua estrutura de capital, com isso essa empresa terá alavancagem financeira, ou seja, riscofinanceiro.
Na questão das desvantagens podem-se considerar alguns pontos: quanto maior o nível de endividamento maior será a taxa de juros. Outro aspecto é se a empresa estiver passando por dificuldades e o lucro operacional não cobrir o pagamento dos juros seus acionistas terão que fazê-lo, se não o puderem a empresa irá à falência. Em virtude disso deve-se também analisar a questão do risco.Inicialmente, o risco financeiro é originado devido a uma dívida com terceiros, o caso mais comum, os bancos. Neste caso, a empresa ficará obrigada ao pagamento da remuneração de capital (juros), tendo que gerar receitas suficientes para conseguir honrar seus compromissos.

Em segundo lugar, quanto maior o valor dos recursos captados maior será o valor da remuneração devida à instituiçãofinanceira e conseqüentemente maior o risco financeiro.
O cálculo da alavancagem financeira é feito compreendendo a demonstração do resultado do exercício em termos de análise financeira, calcular o Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) e o Lucro antes do imposto de renda (LAIR). Definidos estes valores, basta seguir uma fórmula bastante simples, GAF = LAJIR ÷ LAIR. Onde, GAF = Grau de...
tracking img