Alasca e coari - o contraste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PESQUISA MAÇÔNICA nº 64

*ALASCA E COARI (o contraste

O título, a principio deverá causar estranheza. Afinal, o que pode haver em comum entre um município amazonense e um Estado daFederação Americana? Aparentemente nada, porque têm a separá-los diferenças abismais, que saltam os olhos.
O Alasca, uma área imensa, situada além do Circulo Polar Ártico, semi-deserto, gelado, desolo impraticável para a agricultura, originalmente povoado por caçadores de peles e garimpeiros.
Ex- colônia russa, parecia de tão pouca valia econômica que foi vendido ao Estados Unidos, pelogoverno imperial russo, no século XIX, por uma quantia irrisória. Coari, por sua vez, um território muito menor, quase na linha do Equador, quente e úmido, coberto pela floresta tropical povoado porindígenas e imigrantes nordestinos, que até pouco tempo viviam do extrativismo vegetal e de uma agricultura rudimentar.
Dois mundos, portanto, completamente diferentes. A aproximá-los, e a justificar umestudo comparativo, apenas a riqueza do subsolo de ambos pródigo em reservas de petróleo e gás natural.
Infelizmente, porém, chocante é a diferença de tratamento que um e outro dão a esses recursos,mediante a destinação da receita gerada pela sua exploração. Senão vejamos.
No Alasca, o governo estadual teve a lucidez de criar, desde 1980, um Fundo Permanente, constituído por 50 % (cinqüentapor cento) da receita de “ROYALTES” do petróleo e do gás. Os recursos desse Fundo são crescentes, alimentados pela fonte contínua dos “ROYALTES”. Mas, obviamente, não ficam parados, aplicados que são emtítulos do governo e em ações de empresas.
Esses papéis, por sua vez, geram um fluxo de renda contínuo, distribuído igualmente com todos os habitantes do Alasca, de qualquer idade, desde que láresidam há mais de um ano.
Os resultados são notáveis. O estoque do Fundo, que começou com US$ 1 bilhão, já alcança a US$ 2 mil por ano, ou seja, de três a seis mil reais per capita. Significa dizer...
tracking img