Alarme de toque.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alarme de Toque

Circuitos que disparam um relé a partir de um toque em um sensor podem ter uma grande quantidade de aplicações práticas. O circuito que sugerimos tem como aplicação básica sistemas de alarme e segurança, mas pode ser facilmente adaptado para outros tipos de uso, como ficará claro durante a descrição do projeto. Ele possui uma trava que mantém um relé acionado mesmo depois dotoque no sensor ter desaparecido, e é muito sensível.

Newton C. Braga

Descrevemos um sensível circuito de toque que dispara pelo simples encostar do dedo, ou de qualquer parte do corpo em um sensor. A corrente que circula pelo sensor é tão pequena que não causa sensação alguma em quem o toca, mas mesmo assim suficiente para ativar o circuito que atua sobre um relé. Podemos utilizar esteaparelho em diversas aplicações interessantes como, por exemplo:
• Alarme de toque, protegendo objetos que, ao serem tocados, provocam o disparo de um sistema de aviso local ou remoto.
• Controle por toque para podermos ligar um aparelho a distância, simplesmente encostando o dedo no sensor.
• Alarme de chuva, enchente, vazamentos ou nível de água disparando um sistema de aviso quandoágua atingir o sensor.
A alimentação do circuito pode ser feita a partir de pilhas comuns, bateria, ou uma fonte de alimentação, e o consumo na condição de espera, sendo muito baixo, permite que ele fique permanentemente ligado sem que as pilhas se esgotem rapidamente.
O circuito tem ainda um controle de sensibilidade através do qual é possível ajustá-lo para proteger objetos de diversos tamanhos, esensores ligados por fios de diferentes comprimentos.
A carga controlada depende da capacidade dos contatos do relé.
Características:
• Tensão de alimentação: 9 volts
• Corrente na condição de espera: menor que 1 mA
• Carga máxima: depende do relé
• Corrente no sensor: inferior a 1 μA
• Tipo de operação: com trava

Como Funciona

O componente principal destecircuito é um SCR, ou diodo controlado de silício, que tem como carga de anodo (A) um relé.
Este componente funciona como uma chave que é disparada quando aplicamos um pulso no seu eletrodo de comporta ou gate (G), conforme mostra a figura 1.


[pic]

Na comporta do SCR temos um transistor que também funciona como chave e sua finalidade é amplificar o sinal do sensor, aumentando assim asensibilidade do circuito.
Quando não circula corrente alguma pela base do transistor, também não circula corrente pelo seu emissor. Como o emissor está ligado à comporta do SCR, ele se mantém sem disparar (não conduz).

No entanto, se houver a circulação de uma corrente, por pequena que seja, entre os pontos X e Y do circuito, quando tocamos ao mesmo tempo nestes pontos, a pequena corrente que circulapela base do transistor é amplificada e aparece com muito maior intensidade no seu emissor.
Do emissor, esta corrente circula pela comporta do SCR provocando seu disparo. Note que é preciso que a corrente circule entre X e Y para que ocorra o disparo.
Se quisermos operar o circuito apenas tocando no ponto X, devemos ligar Y à terra de modo a haver um percurso para a corrente, passando pelo corpoda pessoa que toca no sensor X, observe  a figura 2.


[pic]

Um fio ligado a X e preso a qualquer objeto de metal em contato com o solo garante este percurso para a corrente.
O potenciômetro P1 ligado à base do transistor deriva a corrente de disparo e por isso serve como controle de sensibilidade para o circuito.
Veja que no SCR temos uma queda de tensão de aproximadamente 2 volts, quandoele dispara. Assim, se alimentarmos o circuito com 9 volts, sobram 7 volts para o disparo do relé.
Se utilizarmos um relé de 6 volts, seu funcionamento será normal, pois os tipos comuns de relés especificados para 6 volts funcionam normalmente numa faixa de 5 a 7 volts.
Como o SCR permanece em condução depois de disparado, mesmo que a corrente deixe de circular pelo sensor, para desativar o...
tracking img