Alan colquhoun

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLÍNA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E CIDADE IVACADÊMICAS:
Alan Colquhoun começou a atuar como crítico no início da década de 1960, escrevendo textos que logo se destacaram no debate arquitetônico. Desde então seu lançamentos tiveram repercussãonacional e internacional, durante o período da arquitetura moderna.
Colquhoun esteve também no Brasil em outubro de 1992, a convite do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ, por iniciativa deJorge Czajkowski, para ministrar um seminário sobre o pós-modernismo para especialistas e proferir uma palestra sobre o conceito de regionalismo para um público mais amplo, ocasião em que tambémvisitou Brasília.
Recentemente a Editora Cosac & Naify publicou a versão em português de seu livro mais famoso: Modernidade e tradição clássica: ensaios sobre arquitetura 1980-87. Estes ensaios,escritos esparsamente entre 1980 e 87, foram agrupados pelo autor em três conjuntos que dão forma à discussão indicada no título: a presença fundadora da tradição clássica na modernidade arquitetônicaincluindo todas as correntes do modernismo e a tentativa de sua superação, o pós-modernismo.
O interesse da obra está em iluminar conceitos filosóficos e históricos complexos, constitutivos damodernidade a partir do século XV, e relacioná-los com a prática e a crítica da arquitetura dos últimos duzentos anos.
O próprio Alan Colquhoun indica essa intenção ao afirmar que os ensaiosiniciais do livro examinam “alguns dos conceitos que dominaram o discurso arquitetônico durante as duas últimas décadas [1967-87] e ainda constituem, em grande parte, a estrutura conceitual na qual pensamosarquitetura”.

Alan Colquhoun, acredita que o modernismo destruiu o que havia restados do sistema arquitetônico do sec. XIX. E contribuiu para o processo de mudança cultural. Para ele Corbusie...
tracking img