alalises clinicas

6818 palavras 28 páginas
1. INTRODUÇÃO
1.1 Características e funções principais do Laboratório Clínico
O laboratório clínico tem por função as análises na patologia clínica. Os profissionais nele alocados têm como objetivo fornecer subsídios laboratoriais aos médicos para que executem as seguintes ações: - confirmar ou não determinado diagnóstico; - elaborar diretrizes para a conduta; - determinar a realização de novos exames; - estabelecer prognósticos; - detectar patologias
(ou afecções ou doenças) pela triagem e monitorar a terapêutica.
A eficácia do laboratório clínico é obtida por meio do sistema da garantia da qualidade. Exige o máximo empenho dos seus colaboradores, seguindo os critérios estabelecidos pelas sociedades científicas, para obtenção da Acreditação.
Esta, por meio do programa de educação continuada, proporciona benefícios aos pacientes e melhor capacitação do quadro de pessoal do laboratório.
Também irá gerar uma cooperação mutua entre os profissionais envolvidos nos procedimentos do dia-a-dia, de maneira eficaz, eficiente e econômica.
Embora a exatidão e a precisão tenham sido sempre pré-requisitos para um bom serviço de laboratório clínico, a rapidez/prontidão ou tempo de liberação de um resultado laboratorial claro, é igualmente decisivo para a excelência geral do serviço a ser prestado aos seus usuários.
Automação é o resultado dos avanços na tecnologia que levaram ao desenvolvimento de equipamentos de laboratórios mecanizados em interface com equipamentos e programas computadorizados como suporte (Felder, 1990). O emprego da automação pode aumentar a produtividade, reduzir a exposição ao risco biológico, reduzir os custos operacionais, potencializar o tempo de liberação e oferecer um nível de consistência dos procedimentos. Estudos realizados buscando definir a operacionalização dos processos laboratoriais, afirmam que, entre 50% a 70% do tempo consumido no laboratório para análi-848 se de uma amostra, é dedicado a manipular e aliquotar

Relacionados

  • Regras de negocios no banco de dados Oracle 11g
    6437 palavras | 26 páginas