Alain e neil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALAIN

Émile-Auguste Chatier é o verdadeiro nome de Alain, que nasceu em Mnortage-au-Perche no ano de 1868 e morreu no ano de 1951. Estudou no interior da França até que, alguns anos depois, foiestudar Filosofia na Escola Normal Superior de Paris. Foi professor, jornalista e escritor. Iniciou no jornalismo que foi onde começou a assinar como Alain, além de outros pseudônimos como Criton, Quartd’œil e Philibert. Escreveu ao longo de sua vida cerca de cinco mil “Propos” sobre temas bastante diversos. O único publicado no Brasil foi Propos sur l’éducation com o título de Reflexões sobre aEducação, que tinham bastante relação com as propostas da Escola Nova, com princípios comuns como, por exemplo, a educação centrada na criança.
Ao longo de seus propos, Alain busca ir contra as ideiaspedagógicas renovadoras através de temas centrais como a Concepção a Respeito do Desenvolvimento da Criança, Contradição a Ideia da Existência de Aptidões Inatas, A Questão do Interesse da Criança, OProblema do Currículo ou do Ordenamento do Ensino, onde defende a ideia de um professor que auxilie o aluno e não seja o único detentor de conhecimento. Algumas outras obras são Spinoza (1900), LesCent un propos d'Alain (5ème série) (1928), Histoire de mes pensées (1936), Eléments de philosophie (1941) e Vingt et une Scènes de Comédie (1955, obra póstuma).

NEILL

Alexander Sutherland Neillnasceu na Escócia em 1883 e viveu até o ano de 1973. Em 1921 fundou a Summerhill School onde a sua metodologia previa ter escolhas de acordo com o interesse. Foi professor primário e secundário e suaproposta pedagógica tinha a liberdade da criança como base, onde as crianças não eram necessariamente obrigadas a assistir às aulas, mostrando seu descontentamento com a educação tradicional.
Oprincipal objetivo de sua educação é a libertação e o conhecimento então seria um complemento. Pois para Neill a educação tinha papel fundamental na construção do caráter do aluno, educando para a vida em...
tracking img