Alagados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Situado na Enseada dos Tainheiros, sub-distrito de Penha, o Alagados, ocupa uma área de 270 hectares onde residem cerca de 110 mil pessoas em 32 mil domicílios (Censo IBGE 2000). É uma área muito adensada localizada em uma zona pouco favorecida. As habitações são construídas sobre palafitas, ou seja, em terreno alagado construida sobre estacas, conforme a foto anterior. É uma área imprópria paraa habitação, por causa do odor fétido das águas que invade as casas quando chove, a precáriedade da rede de esgoto, a falta de segurança entre outros problemasPalafitas são o orgulho e a vergonha de Alagados |

Região de Alagados não tem limites definidos |
Rafael Gomez, de Salvador

"As palafitas são parte da identidade cultural do povo daqui", diz Joselito Crispim dos Santos de Assis(clique aqui para ler um perfil dele), o fundador do Grupo Cultural Bagunçaço, que atua na região de Alagados, em Salvador.

A identidade cultural de Alagados a que se referiu Joselito são centenas de casas de madeira, muito frágeis, que se equilibram em estacas sobre a enseada dos Cabritos, que desemboca no azul da Bahia de Todos os Santos, ao norte de Salvador.

O cheiro de esgoto é forte. Aágua calma - coberta de fezes e garrafas plásticas - é visível através de imensos buracos na instável ponte de madeira que conduz a alguns dos barracos. Não são raros os casos de pessoas que pisam nos buracos e caem na água.

Os moradores das palafitas queixam-se de não ter nenhum outro lugar para ir. E são considerados cidadãos de segunda classe até mesmo pelos próprios moradores da favela quemoram na terra firme. 

Nome "genérico"

Ainda assim, quando se pensa em Alagados, em Salvador, são as palafitas - que ali estão há décadas - que vêm à cabeça quando se pensa nesta comunidade.
Uma das pontes nas palafitas: cuidado com o buraco... |
Na verdade, "Alagados" não é o nome dado a uma favela específica em Salvador. Muitas pessoas da região evitam se referir ao local onde moram outrabalham por esse nome. Preferem os nomes dos bairros que estão na área: Uruguai, Jardim Cruzeiro, Massaranduba.

Alagados se tornou mais uma designação geográfica genérica, com peso histórico, do que com justificação real. 

Isso porque, nos anos 50, começou o processo de aterro de toda a região. Desde então, centenas de pessoas deixaram de ser "alagadas" para viver em casas de alvenaria,na terra firme.

Muitas ainda se lembram até onde vinha o mar antes da aterragem e parecem até um pouco nostálgicas, olhando com estranhamento para tantas ruas novas.

Irmã Dulce

Além de ter seu nome conhecido em todo o Brasil por causa do sucesso do grupo Paralamas do Sucesso, "Alagados", de 1986, a comunidade também se orgulha de ter sido o lugar escolhido por Irmã Dulce para iniciarseus trabalhos assistenciais.

Hoje, a sobrinha de Irmã Dulce comanda um complexo de saúde não muito longe de Alagados, no bairro de Roma. Muitos moradores preferem ir até lá quando precisam de tratamento, em vez de visitar o posto de saúde local da prefeitura.

Os problemas de saúde são comuns por aqui. Há pessoas até com tuberculose e hanseníase, que recebem acompanhamento de agentescomunitários de saúde.
Moradores das palafitas queixam-se de preconceito até dos vizinhos da terra firme |
Os problemas mais comuns são os decorrentes da extrema pobreza, da falta de higiene e de alimentação adequada: verminoses, diarréias, infecções respiratórias e escabiose (sarna).

Pobreza

Em Alagados, muitos são tão pobres que são obrigados a se alimentar de mariscos colhidos no lodo perto daspalafitas. 

Outros, muitos outros, não sabem ler e se tornam vulneráveis a todo tipo de violação de seus direitos.

Ainda assim, a comunidade parece estar aos pouco se mobilizando. Um exemplo disso é a existência do grupo cultural Bagunçaço, de Joselito Crispim, que visa educar crianças e jovens da comunidade.

Em Novos Alagados, uma comunidade vizinha, um outro projeto educacional,...
tracking img