Al andalus resumido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O domínio muçulmano na Península Ibérica, então denominada Al-Andalus, durante a Idade Média pode ser dividido nas seguintes fases:

1º período (711 - 756): Invasão muçulmana da Península Ibérica e estabelecimento de um emirado dependente do Califado de Damasco.

2º período (756 - 1031): O emirado tornou-se independente, sob Abderramão I, em 756. Estabeleceu-se a capital em Córdoba.Posteriormente os emires tomaram o título de califas, ao ser fundado o Califado de Córdova, em 929;
• 756 - 929. Estabelecimento do Emirado de Córdoba, após a proclamação de Abderramão I como emir independente.
• 929 - 1031. Califado de Córdoba, proclamado por Abderramão III.


3º período (1031 - 1492): Finda a hegemonia da família do primeiro-ministro Almançor, o vitorioso, iniciou-se umperíodo de anarquia (fitna de Al-Andalus), alimentado pela ambição dos generais. Córdoba aboliu o califado, estabelecendo uma República. Com a desagregação do Califado, formaram-se por toda a Hispânia variadíssimos pequenos estados independentes e rivais: as taifas. Aproveitando-se de tal desordem, os cristãos apressaram o movimento da Reconquista.

• 1031 - 1085. Primeiro período das taifas oureinos islâmicos independentes em al-Ándalus, após a fragmentação do califado cordobês.
• 1085 - 1144. Império almorávida.
• 1144 - 1172. Segundo período das taifas.
• 1172 - 1212. Império Almóada.
• 1212 - 1238. Terceiro período das taifas.
• 1238 - 1492. Reino nasrida de Granada.


Aspectos populacionais
A população sob o domínio muçulmano era muito heterogénea econstituída por árabes e berberes, uns e outros muçulmanos, moçárabes (hispano-godos que, sob o domínio muçulmano conservaram a sua religião, mas adoptaram as formas de vida exterior dos muçulmanos), cristãos arabizados e judeus.
Os moçárabes, que constituíam a maioria da população, gozavam de liberdade de culto e tinham leis próprias, mas a troco dessas vantagens eram obrigados ao pagamento dedois tributos: o imposto pessoal de capitação, e imposto predial sobre o rendimento das terras.

Al-Andalus (em árabe: الأندلس, al-ʼAndalus; alåndɑlʋs) foi o nome dado à península Ibérica pelos seus conquistadores islâmicos do século VIII, tendo o nome sido utilizado para se referir à península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas.
De início integrado naprovíncia norte-africana do império omíada, o Al-Andalus seria um emirado (756–929) e posteriormente um califado independente do poder abássida (929–1031). Com a dissolução do califado em 1031, o território pulverizou-se em vários reinos Taifa.
Com a reconquista dos territórios pelos cristãos, descendentes dos godos, que se refugiaram na região das Astúrias, no norte da península, num processoque ficou designado historicamente por Reconquista, o nome Al-Andalus foi-se adequando ao cada vez menor território sob ocupação árabe-muçulmana, na metade sul da península, aproximadamente a mesma área da antiga província romana Hispânia Bética, cujas fronteiras foram progressivamente empurradas para sul, até à tomada de Granada pelos Reis Católicos.
A região ocidental da península eradenominada Gharb Al-Andalus ("o ocidente do Al-Andalus") e incluía o actual território português. De uma maneira geral, o Gharb Al-Andalus foi uma região periférica em relação à vida económica, social e cultural do Al-Andalus.




Etimologia
A origem do nome Al-Andalus é incerta. O nome fez a sua primeira aparição em 716, num dinar bilingue cunhado na Península Ibérica e que se encontra hoje em diano Museu Arqueológico Nacional em Madrid. Nessa moeda a palavra Span(ia), em latim, corresponde a Al-Andalus, em árabe.
Segundo Reinhardt Dozy, investigador neerlandês do Islão, a palavra Al-Andalus estaria relacionada o vocábulo Vandalicia, nome que ele afirmava ter recebido a Bética romana quandos os Vândalos ali se fixaram entre 409 e 429[1]. Esta posição foi partilhada por outros...
tracking img