AL 1.2 Síntese do Sulfato de Tetraaminocobre (II) Mono-hidratado

1227 palavras 5 páginas
A.L 1.2 Síntese do Sulfato de Tetraaminocobre (II) Mono-hidratado

Catarina Magalhães nº8
Érica Veiga nº10
Francisco Pinto nº ??
11º3ª
10 de Março de 2014

Resumo:

No âmbito da disciplina de 11º ano Física e Química A, realizámos uma atividade laboratorial, cujo título é: Síntese do sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado. Esta atividade é constituída por duas etapas – preparação da solução que originou os cristais e posteriormente medição e cálculo do seu rendimento. Primeiramente, fizemos uma mistura de sulfato de cobre com uma solução aquosa de amoníaco, água destilada e etanol. Efetuou se uma filtração por sucção e obtemos o cristais pretendidos.

Introdução teórica:

Uma reação pode ser completa ou incompleta, reações completas são aquelas em que pelo menos o reagente limitante é gasto na sua totalidade. Quando uma reação é incompleta, reação onde nenhum dos reagentes é totalmente gasto, podemos dizer que é também reversível, ou seja, a reação inversa coexiste com a reação direta. Caso as reações se processem à mesma velocidade atinge-se o equilíbrio dinâmico. O reagente limitante é o que se encontra em menor quantidade estequiométrica, sendo então consumido por completo, fazendo com que a reação termine, dependendo da estequiometria da reação e da sua quantidade inicial. Todos os outros reagentes que sobrarem numa reaçao, após consumido o reagente limitante, são reagentes em excesso.

Estequimetria baseia se na lei de Lavoisier, que enuncia que a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos. Baseia se também na lei de Proust em que as massas dos produtos e as massas dos reagentes obedecem sempre a uma proporção constante.

Numa reação de síntese total, os reagentes são apenas substâncias elementares. Por outro lado, numa reação de síntese parcial, os reagentes podem ser substâncias compostas e elementares ou apenas substâncias compostas.

Um sal complexo tem na sua

Relacionados

  • A logica
    1072 palavras | 5 páginas
  • Fisico-quimica
    892 palavras | 4 páginas