Al 1.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1Professora: Inês Santos
Título: Absorção e emissão de radiação

Atividade laboratorial AL1.1 Abril 2012
Nome: ________________________________________________ Nº___

Título: Absorção e emissão de radiação Fundamento teórico da experiência: A radiação que incide num corpo ou numa determinada superfície pode ser, parcialmente, absorvida, reflectida e transmitida. A absorção, a reflexão e atransmissão da radiação dependem dos seguintes factores: - do material de que é feito o corpo, da sua espessura e revestimento da superfície (por exemplo, um material opaco pode, apenas, absorver ou reflectir); - da frequência da radiação incidente (por exemplo, o vidro é um material que se deixa atravessar pela radiação visível, isto é, não absorve essa radiação. No entanto, já absorve a radiaçãoinfravermelha). Há superfícies que são melhores absorsores e emissores da radiação do que outras. Por exemplo, considerem-se dois recipientes, um com a superfície de revestimento negra e o outro com a superfície prateada. O recipiente revestido a negro tem melhor poder absorsor e melhor poder emissor do que o recipiente revestido a prateado, para o mesmo comprimento de onda da radiação. Istosignifica que a superfície negra absorve e emite mais quantidade de radiação do que a superfície prateada, para o mesmo comprimento de onda da radiação. A superfície negra é um bom absorsor da radiação visível. As superfícies prateadas ou brancas são más absorsoras dessa radiação. Um mau absorsor da radiação reflecte a maior parte da energia radiante que nele incide. Por isso, nos climas quentesusam-se roupas claras para reflectirem a radiação que nelas incide. Um mau absorsor da radiação reflete a maior parte da energia radiante que nele incide. Por isso, nos climas quentes usam-se roupas claras para refletirem a radiação que nelas incide. O fator de emissão ou emissividade () caracteriza a tendência de uma superfície para emitir em relação a um emissor perfeito. Varia de entre 0 e 1 para umemissor perfeito (=1). Na natureza não existem emissores perfeitos, mas foi criado em laboratório um modelo, com um comportamento de um emissor ideal, que é designado por corpo negro. - O emissor ideal, ou corpo negro, é aquele cuja superfície não reflete radiação eletromagnética, apenas absorve e emite; Uma superfície preta absorve grande quantidade de energia e, consequentemente, também emiteuma grande quantidade de energia.
FQ A Inês Santos Página 1 de 4

- Radiador ideal é um corpo cuja superfície não emite nem absorve radiação eletromagnética, apenas a reflete, isto é, tem emissividade nula (=0); Uma superfície branca absorve pouca quantidade de energia e emite também pouca quantidade de energia; Qualquer superfície, independentemente da temperatura a que se encontra, absorvee emite radiação. - Se a quantidade de radiação absorvida for maior que a emitida, diz-se que a superfície é um bom absorsor (ou absorvedor) de radiação e a sua temperatura aumenta; - Se a quantidade de radiação emitida for superior à absorvida, a superfície é um bom emissor e a sua temperatura diminui. Do mesmo modo, no Alentejo, ou em regiões de elevadas temperaturas, as casas são caiadas debranco para refletiram a radiação solar, mantendo o interior da habitação fresco.
Qualquer corpo, devido à temperatura a que se encontra, emite radiação eletromagnética. A radiação emitida pelo corpo emissor encontra-se numa zona do espectro eletromagnético correspondente à zona do visível, à zona do IV ou à zona do UV.

Objetivo: Esta atividade prática tem como objetivos comparar o poder deabsorção de energia por radiação de superfícies distintas: uma superfície preta com uma superfície branca e uma superfície polida (metálica) com uma superfície baça; Analisar transferências e transformações de energia em sistemas; Reconhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, refletida e transmitida; Relacionar as taxas de emissão e de absorção da radiação de um corpo...
tracking img