Ajuste a valor presente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Ciências Contábeis

Cristiane da Silva

FASB

Caxias do Sul
2010

Cristiane da Silva

FASB

Relatório da Atividade Prática Supervisionada apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Ciências Contábeis para aprovação na disciplina de Contabilidade Avançada.

Maria Luisa Castelenho

Caxias do Sul
2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 42 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 A NECESSIDADE DE HARMONIZAÇÃO INTERNACIONAL DAS NORMAS CONTÁBEIS...................................................................................................................................6
4 FASB........................................................................................................................................... 8
4.1 PRINCIPAISALTERAÇÕES COM A LEI N.º 11.638..........................................................9
4.2 MUDANÇAS NOS ATIVOS INTANGÍVEIS.......................................................................13
5 RESUMO 14
BIBLIOGRAFIA 15

1 INTRODUÇÃO
Iremos relatar no nosso trabalho o porquê de uma harmonização das normas contábeis, falaremos o que é o FASB e qual o papel dele nessa harmonização, também iremosrelatar e apresentar as mudanças ocorridas com a nova lei N° 11638 e o que ela traz de benefícios para a contabilidade. E dentro dessas mudanças vamos enaltecer as mudanças ocorridas nos ativos intangíveis e falaremos também no CPC no Brasil e em especial o pronunciamento numero 6 do CPC que fala sobre a operação de leasing.
Temos como objetivo apresentar a importância da internacionalizaçãodas normas e o papel do FASB nesse processo, juntamente esclarecer as mudanças ocorridas na lei que venho para fazer essa internacionalização e o que muda nos ativos intangíveis nas empresas, apresentaremos também, a importância do as principais alterações com a Lei n.º 11.638.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com Lopes de Sá (2010), O conceito de "Princípios geralmente aceitos deContabilidade" (GAAP), tal como entendido foi e ainda é nos Estados Unidos são normas e procedimentos que as empresas usam para compilar suas demonstrações contábeis e que pelo FASB se organizaram.
Os objetivos do FASB ao participar nas atividades internacionais, consistem em aumentar a comparabilidade internacional e a qualidade das normas utilizadas nos Estados Unidos.
A Lei 11.638 já está em vigor apartir do dia 1º de Janeiro de 2008, porém, ainda não está totalmente disciplinada, sendo, portanto, objeto de contínua normatização, por parte da CVM.
Segundo Nicolaisen (2007), para várias empresas, investidores e analistas, a convergência é uma coisa boa. “Se realmente queremos que os investidores tenham a oportunidade de investir mais amplamente, quanto mais rápido adotarmos um único padrão nomundo, melhor será”
Marion (2006) afirma que a rentabilidade é medida em função dos investimentos. Os investimentos na literatura contábil são entendidos como toda a aplicação dos recursos captados de terceiros e de acionistas. Ainda segundo Marion (2006), a administração apropriada do ativo proporciona maior retorno para as empresas.
Para compreendermos melhor os princípios relacionados a FASBe a harmonização contábil internacional é que abordamos neste capítulo os aspectos teóricos.

3 A NECESSIDADE DE HARMONIZAÇÃO INTERNACIONAL DAS NORMAS CONTÁBEIS

A globalização está tornando irreversível a uniformização contábil em todo o mundo. Os investidores são atraídos para mercados que eles conhecem e nos quais confiam. Por essa razão, os países que adotam normas contábeis reconhecidasinternacionalmente, e por eles entendidas, terão significativa vantagem sobre os demais.
Uma a crescente importância da internacionalização das normas contábeis vem levando inúmeros países a caminhar para um processo de convergência que tenha como resultado a redução de riscos nos investimentos internacionais quer os sob a forma de empréstimo financeiro, quer os sob a forma de participação...
tracking img