Ajudas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro vírus de computador foi criado por adolescente há 25 anos
Um das maiores dores de cabeça para quem lida com Tecnologia da Informação completa, esta semana, 25 anos. Identificado como Elk Cloner, o primeiro vírus de computador reconhecido como tal foi escrito em 1982 por um jovem estudante secundarista norte-americano de apenas 15 anos, chamado Rich Skrenta, como informa a revistaScience.
O Elk Cloner afetava o sistema operacional do Apple II e não causava grandes problemas, mas faria escola. Além de apresentar um pequeno ‘poema’ na tela do equipamento infectado, ele era capaz de gerar cópias de si mesmo quando um disquete era inserido no computador. Quando essa mídia era utilizada em outro sistema, o processo se propagava.

Se a princípio esse tipo de programa não causavadores de cabeça, ele foi o precursor de uma série de outras iniciativas que exigem das empresas e usuários finais gastos de milhões de dólares com sistemas de proteção para computadores.

Só no primeiro trimestre de 2007, por exemplo, o número de pragas virtuais cresceu 152% com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a empresa de segurança Sophos.

Um relatório produzido pelo YankeeGroup e publicado em dezembro, dava conta de que o número de variantes cumulativas de malwares pode ultrapassar 220 mil até dezembro. A título comparativo, esse número é dez vezes maior do que o registrado em 2002.

Esse ritmo coloca em xeque a capacidade de as empresas de segurança lidarem com o problema. Andrew Jaquith, autor do relatório do Yankee Group, informa que a maior parte doslaboratórios antivírus recebem mais amostras de vírus do que podem lidar. Em entrevista ao Computerworld, Jaquith disse que as empresa acabam fazendo uma triagem baseada no nível de severidade dos malwares.
Malware
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ouroubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Os programas antivírus e antispyware são as ferramentas mais comuns para prevenção. Outilitário analisa um programa de computador antes de executá-lo e encerra-o se reconhecer uma "assinatura" de um código mal-intencionado. Muitos antivírus também avaliam os programas para determinar se eles contêm quaisquer características relacionadas a vírus.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem uma cartilha descrevendo os procedimentos para evitar estes softwares maliciosos[1].
Descriçãoresumida dos principais tipos de Malware:
* Vírus é um programa de computador malicioso que se propaga infectando, ou seja, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do arquivos hospedeiros para que possa se tornar ativo e continuar o processo infecção;
* Worm é um programa capaz de se propagarautomaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores;
* Trojan é umprograma que se passa por um "presente" (por exemplo, cartões virtuais, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc.)que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário;

O que é um vírus?
Um vírus é um segmento de código de computador que se anexa a um programa ou ficheiro para se propagar de...
tracking img