Ajudado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra oficial de Debret é composta por imagens da Corte e das elites formando um verdadeiro documento visual da história política do Brasil no início do séc. XIX. Analisando as fotos de D. João VIpercebe-se que o rei aparece com um traje de gala com um destaque evidente para as condecorações reais. Em sua vestimenta pode-se notar as cores da bandeira portuguesa e na sua postura percebe-se quepossui uma posição privilegiada, porém, o seu semblante mostra insegurança.

Ao contrário de seu pai, D. Pedro I que apresenta um olhar firme e se mostra uma pessoa séria e confiante. Em seu trajedestacam-se as cores amarela e azul, também com muitas condecorações, só que sem as cores da bandeira portuguesa. Em seu lugar a faixa toda na cor azul, deixando claro o desligamento do imperador dePortugal. Os retratos representam as figuras reais em suas formas e posturas. Deve-se considerar dentro das construções de Debret sua proximidade de D. Pedro I e a notória convergência de pensamento dosdois. (Larissa Fabrício_ Zanin (40) pdf - Adobe Reader) Em suas telas Debret retratou não apenas a paisagem, mas, sobretudo a sociedade brasileira, não se esquecendo de destacar a forte presença dosescravos. A escravidão dos negros foi um marco na história do nosso país. Eles trabalhavam 18 horas por dia, as condições de vida eram precárias e desumanas, eram tratados como animais tiravam-lhes osdireitos, mostrando a sua incapacidade de refletir e contestar a própria condição. Eles não concordavam com o uso da violência física como forma de manter a dominação. Qualquer ato de desobediênciados escravizados era respondido com o castigo físico exemplar, através do qual o senhor afirmava o seu poder, marcando no corpo do escravo a sua submissão.

Observa-se também em algumas de suas obrasque as mulheres principalmente as africanas, obtinham o seu ganho através da venda de hortaliças, comidas prontas, peixes, fazendas e outros gêneros, garantindo assim a sua subsistência e a dos...
tracking img