Ajuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÉRIE ITA PROFESSOR(ES) MARIANO E TEIXEIRA JÚNIOR ALUNO(A) TURMA TURNO DATA SEDE Nº

ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO

TC
QUÍMICA

___/___/___

ÁTOMOS E MOLÉCULAS. PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS DO ÁTOMO E MODELOS ATÔMICOS: ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS. NOÇÕES DE RADIOATIVI DADE. Átomos e Moléculas ⇒ Molécula é a menor porção de uma substância formada por átomos. ⇒ Não se deve dizer que uma moléculaconserva todas as propriedades da substância. ⇒ Toda matéria é formada por átomos ou íons. A Natureza Elétrica da Matéria ⇒ A investigação deu-se em tubos de descarga em gás. (2) ⇒ Raios que fluíam do cátodo para o ânodo eram chamados raios catódicos. (3) ⇒ Partículas de eletricidade (Stoney) ⇒ elétrons. (1) ⎧ − delineiam sombras ⎪ − normalmente caminham em linha reta ⎪ ⇒ Raios catódicos ⎨ ⎪ − sãosempre os mesmos ⎪ − podem ser curvados por um campo ⎩ Radioatividade: Histórico: A radioatividade foi descoberta ainda no século XIX, por Henri Becquerel, através do estudo do sulfato de uranila e potássio (R2UO2 (SO4)2 ⋅ 2H2O), substância que emitia raios naturais capazes de impressionar uma chapa fotográfica (1896). Posteriormente, o casal Curie descobriu um novo elemento radioativo diferentedo urânio, batizado de polônio. Emissões radioativas: Três tipos de emissões radioativas foram identificadas e caracterizadas: • • • Partículas α: Semelhantes ao núcleo de He4 (carga positiva + 2) possuem elevado poder ionizante e pequena penetração. 2 Partículas β : Semelhantes ao elétron (carga negativa –1) possuem poder ionizante menor que as α e penetração maior que estas. Partículas Υ: Sãoondas eletromagnéticas não possuindo, portanto, carga ou massa. Possuem o menor poder ionizante e o maior poder de penetração.

Tipos de Radioatividade: Radioatividade Natural: É emitida de forma espontânea por núcleos instáveis. Foi observado que a estabilidade do átomo está ligada em grande parte à relação nêutron/próton. À medida que o número atômico aumenta também aumenta o número de nêutronsnecessário para manter o núcleo unido, evoluindo da relação 1 : 1 no H até 1,53 : 1 no Pb. Deste modo, átomos com números de massa maiores que 209 são instáveis, constituindo os elementos transurânicos. Apenas dois elementos com números inferiores a este são artificiais e radioativos: Técnico (43Tc) e Promécio (61Pm). Radioatividade Artificial: As emissões são forçadas e realizadas através dobombardeamento com núcleos leves. LEIS DE SODDY • 1ª Lei: Quando um núcleo radioativo emite uma partícula “α” ele diminui, de duas unidades de número atômico e quatro de número de massa. • 2ª Lei: Quando um núcleo radioativo emite uma partícula “beta”, seu núcleo aumenta de uma unidade de número atômico e sua massa permanece inalterada:

OSG.: 15527/09

TC – QUÍMICA
MEIA-VIDA Tempo necessáriopara que metade de uma amostra radioativa se desintegre.

T = xP ∴ n =

vida média no mo , m = x , p ≅ 0,70Vm x 2 2 ⎧ P − meia-vida ⎪ ⎨ n o − número de átomos radioativos ⎪ n − número de átomos ainda não desintegrados ⎩

VIDA MÉDIA Média dos tempos de vida dos radioisótopos em função da meia-vida de uma amostra. 1 Vm = (inverso da constante radioativa) c CONSTANTE RADIOATIVA 1. Velocidade dedesintegração é proporcional ao número de átomos radioativos presentes ⇒ ⇒ V = Cn
constante radioativa

C=

−Δn −Δn ∴ quando T = 1s ⇒ C = n ΔT n

FISSÃO NUCLEAR Consiste na desintegração de um núcleo maior em outros menores com grande liberação de energia. Reação Clássica:
235 92 U

+ 1n → 0

94 38Sr

+

139 1 59 Xe + 3 0 n

+ Energia Δm = (−0,1933uma)

A fissão é espontânea paraos elementos radioativos. Pode também ser realizada através do bombardeamento dos núcleos por particular (nêutrons). FUSÃO NUCLEAR Junção de dois núcleos com a formação de um núcleo único e maior com liberação de energia. Reação Clássica:
41 H ⎯⎯⎯ 4 He + 2 →2 6 2
10 ºC 0 0 −2β + 20 μ

(neutrino) + energia

Modelos Atômicos • Demócrito e Leucipo admitiram que a matéria era formada por...
tracking img