Ajuda ao terceiro mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do comércio para o desenvolvimento do Terceiro Mundo

Apesar de fazerem parte do sistema capitalista mundial, pois também funcionam como economias de mercado epossuem empresas privadas nos seus territórios, os paises do Terceiro Mundo não têm um volume e comercio externo tão considerável como as nações desenvolvidas, isso ocorre devido a:* Pouca industrialização e baixa produtividadenas atividades agropecuárias.

* O nível de consumo e poder de compra da imensa população destes países são baixos;

* O queeles vendem para o exterior, normalmente é vendido desvalorizadamente no mercado internacional (com exçepão do petróleo), obrigando-os a usar grandes volumes de exportações.Concluimos então que o Terceiro Mundo é uma parte desvalorizada do mundo capitalista, pobre e dependente e que estas trocas internacionais entre países subdesenvolvidos e paísesdesenvolvidos criam uma desvantagem para os primeiros.
Por outro lado o comércio internacional e a interacção dos países do Terceiro Mundo com os países em desenvolvimento permite-lhesincorporar novos processos tecnológicos e
estimular a atracção de investimentos externos.
O Comércio apresenta-se como uma base para a transformação e desenvolvimento dos paísessubdesenvolvidos visto que a exportação ajuda a combater o défice crescente da balança comercial. Uma alta nas exportações permite também acumular capital necessário para estespaíses financiarem o seu desenvolvimento e deste modo melhorarem o nível de vida das populações em questão assim como o acesso à educação, à saúde e uma melhora na alimentação. Nestecontexto assumirá um papel fundamental para uma redução na pobreza, aumentando o rendimento das populações dos países do Terceiro Mundo e compensar a dívida externa dos mesmos.
tracking img