ajsdhs

771 palavras 4 páginas
Andressa Rayla Pereira Andrelino
Universidade CEUMA
Curso: Engenharia Civil
Resistência dos Materiais
Prof. Rialberth Cutrim

Tipos de Materiais
CALLISTER, W. D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. 5ed. LTC, São Paulo, 2002.

“Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Eles possuem um número grande de elétrons não localizados; isto é, estes elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular.” (p.18)

“Os metais são condutores extremamente bons de eletricidade e calor. Além disso, os metais são muito resistentes, e ainda assim deformável o que é responsável pelo seu uso extenso em aplicações estruturais.” (p.18)

“Os metais mais comuns existem em pelo menos uma dentre três estruturas cristalinas relativamente simples: cúbica de faces centradas (CFC), cúbica de corpo centrado (CCC) e hexagonal compacta (HC). Duas características de uma estrutura cristalina são o número de coordenação (ou número de átomos vizinhos mais próximos) e o fator de empacotamento atômico (a fração do volume das esferas sólidas na célula unitária). O número de coordenação e o fator de empacotamento atômico são os mesmos para as estruturas cristalinas CFC e HC, cada uma das quais pode ser gerada mediante o empilhamento de planos compactos de átomos.” (p.54)

“Os metais alcalinos e alcalino-terrosos (Li, Na, K, Be, Mg, Ca etc.) são identificados como Grupos IA e IIA, possuindo, respectivamente, um e dois elétrons além das estruturas estáveis. Os elementos nos três períodos longos, Grupos IIIB a IIB, são chamados de metais de transição.” (p.25)

“Os cerâmicos são compostos entre os elementos metálicos e não metálicos; eles são frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se enquadra nesta classificação inclui cerâmicos que são compostos por minerais argilosos, cimento e vidro.” (p.18)

“Estes materiais são tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a

Relacionados