Ajmsf

5147 palavras 21 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
Graduação em Ciência da Computação
Centro de Informática

Estudo sobre a Computação Ubíqua e aplicações para TV Digital

Aluno: Alan José de Moura Silva Filho {ajmsf@cin.ufpe.br}
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz {cagf@cin.ufpe.br}

RECIFE
2010
Alan José de Moura Silva Filho

Estudo sobre a Computação Ubíqua e aplicações para TV Digital

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação.
Orientador: Profº Dr. Carlos Ferraz

RECIFE
2010
Assinaturas

Julho de 2010

Carlos André Guimarães Ferraz
(orientador)

Alan José de Moura Silva Filho
(graduando)
Agradecimentos Agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais e minha irmã pelo apoio incondicional em qualquer lugar, a qualquer momento, a Joana Caraciolo pelo carinho e incentivo sincero, ao Prof.ª Carlos Ferraz, a Cyrus Dias, Marcelo Costa e Rodrigo Mateus, companheiros na árdua jornada da graduação e a todos os amigos e aqueles que contribuíram de alguma forma para a realização deste trabalho com apoio, informações, incentivo e paciência.

Resumo Computação Ubíqua exibe o conceito de que a computação se torna móvel e anda junto com o usuário de uma maneira que ele não percebe. Descrita pela primeira vez por Mark Weiser na Xerox PARC no fim dos anos 80, essa tecnologia permite construir aplicações onde a interação homem-máquina se torna imperceptível e natural. Neste trabalho é feito um estudo sobre o estado da arte no mundo da Computação Ubíqua e suas diversas aplicações, inclusive em aplicações sensíveis a contexto para TV Digital.

Palavras chave: Computação ubíqua, computação pervasiva, sensibilidade ao contexto, TV digital

Abstract Ubiquitous Computing shows the concept that computing becomes mobile and walks along with the user in a way that he

Relacionados

  • Auditoria De Qualidade De Software
    4205 palavras | 17 páginas