Aividade cardiaca

1236 palavras 5 páginas
4.1 Ajustes circulatórios e reguladores locais da pressão arterial.  Existem vários mecanismos reguladores cardiovasculares. Em conjunto, esses mecanismos aumentam o suprimento sanguíneo para os órgãos ativos, mantêm a temperatura e o fluxo sanguíneo para os tecidos, principalmente o coração e o cérebro.

Mecanismos de controlo do fluxo sanguineo

1. Controle agudo: Rápidas variações da vasodilatação e da vasoconstricção. - Vasodilatação: O2, CO2, adenosina, histamina, potássio, hidrogênio.


-

Controle a longo prazo: Vascularização tecidual, O2, circulação colateral

Vasoconstrictores: Norepinefrina e epinefrina, angiotensina II, vasopressina, endotelina.  Vasodilatadores: Bradicinina e histamina.


4.2 Mecanismos de regulação a curto prazo da pressão arterial: o reflexo barorreceptor.  É o mais conhecido dos mecanismos nervosos de controle da PA.


Na parede de cada artéria carótida interna, pouco acima da bifurcação carotídea e seio carotídeo e na parede do arco aórtico.




Resposta ortostática.
Quimiorreceptores: O2, CO2 e hidrogênio. No corpo carotídeo e bifurcaçào da carótida.

4.3 Mecanismo de regulação a longo prazo.
 

Sistema renal:

Aumento da resistencia vascular periérica:

Aumento do volume dos líquidos: - Elevação líquido extracelular; - Elevação do volume sanguineo; - Pressão média de enchimento da circulação; - Aumenta o retorno venoso; - Aumentando o DC - Aumento da PA.




Sistema renina-angiotensina-aldosterona.

Aumento da ingestão de sal  Aumento do volume extracelular  Aumento da pressão arterial  Redução da renina e angiotensina  Redução da retenção de sal e água  Retorno do volume esxtracelular praticamente ao normal  Retorno da PA praticamente ao normal.


4.4 Controle e regulação da pressão arterial durante situações especiais.  1 Compensação cardiovascular dos efeitos gravitacionais  2 Regulação da pressão arterial durante o exercício físico.  3 Choque

Relacionados

  • Educação fisica
    17960 palavras | 72 páginas
  • DEFESA ADMINISTRATIVA
    11120 palavras | 45 páginas