Aiuhoisho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Banha as costas setentrionais da América do Norte e a Eurásia e corresponde a um verdadeiro mar mediterrâneo, formado pelo Atlântico. Ao contrário do Oceano Glacial Antártico, cujas águas se misturam livremente ás dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, o Ártico é quase completamente circundado por massas continentais. Somente em quatro pontos esse cerco se rompe, permitindo a comunicação dabacia ártica com os outros oceanos: o estreito de Bering, através do qual se liga ao Pacífico, e os estreitos de Davis e da Dinamarca, além do mar da Noruega, que fazem sua conexão com o Atlântico. Numerosos arquipélagos formam, com as margens dos continentes, diversos mares ou bacias secundárias, como o mar da Groelândia, ao N do Atlântico; mares Branco e de Barents (N da Europa) ; mares de Kara ede Nordenskjold ou de Laptev (N da Ásia); mares de Beaufort e do príncipe Gustavo Adolfo (W de arquipélago polar americano); e mares de Baffin e de Kane (entre esses arquipélago e a Groelândia). Os mais importantes são aqueles que comunicam o oceano Atlântico e o mar de Baffincom o mar de Beaufort e o estreito de Bering, formando esse conjunto, a chamada ‘passagem do noroeste’. 

Entre a baciaoceânica polar central e os continentes que a limitam, localiza-se a plataforma continental, que atinge sua maior dimensão nas costas siberianas (Ásia), estendendo-se por cerca de 600 km; em seguida atinge bruscamente profundidades de 2.000 a 3.000 m. Já no litoral americano, a plataforma continental reduz-se a menos de 100km, alcançando profundidades oceânicas próximo ao continente. Ao longo dessaplataforma, emergem inúmeras ilhas em contraste com a ampla bacia polar, delas totalmente desprovida. A fossa polar central tem, grosseiramente, a forma de um triângulo, cujas pontas se apoiam no Svalbard, na Terra do Norte (Severnaia Zemlia) e na costa americana. A maior profundidade já registrada é de 5.440m, a 78º N e 175º W de Greenwich. Bem próximo ao polo, a profundidade atinge 4.290m. Topograficamente, a bacia polar é quase fechada a profundidades superiores a 600m, no lado do Atlântico, e separada do Pacífico, e separada do Pacífico por uma soleira de menos de 200m. Assim, a grande massa de águas frias polares permanece sem contato com as águas profundas dos outros oceanos; as trocas de água verificam-se à superfície. As águas quentes da corrente do Golfo (Gulf Stream)penetram pelo mar da Noruega até o mar de Barents, aprofundam-se sob as águas mais frias e avançam ainda bastante. 

Na bacia polar, a distribuição vertical da temperatura e a salinidade variam pouco. Sondagens efetuadas revelaram a existência de três camadas de água: na superfície, até cerca de 250m, as águas são frias (0ºC a –1,9ºC) e de salinidade muito baixa; a Segunda, de cerca de 500m deespessura, apresenta-se com salinidade normal e sua temperatura máxima aumenta em direção ao S (0,7ºC a 1ºC); depois de 750m, atingem-se as águas frias, aprisionadas na bacia ártica (-0,8ºC), com salinidade ligeiramente inferior a 35/1.000. 

A vida no oceano Glacial Ártico baseia-se na existência do plâncton animal ou vegetal, que serve de alimento a muitos animais.

O Ártico pode manter nossoscarros funcionando por muito mais tempo que se pensava. As reservas recém descobertas são o equivalente 20 anos de importação do maior consumidor de petróleo do mundo, os EUA, e vale U$ 11 trilhões nos preços atuais. No mapa acima as áreas mais escurasrepresentam mais petróleo.
A região também contém trilhões de metros cúbicos de gás natural, 27% das reservas mundiaisconhecidas. Somadas todas asreservas de gás e petróleo do Ártico chegam a 410 bilhões de barris.
O estudo efetuado pela US Geological Survey inclui apenas os depósitos que podem ser detectadoscom as tecnologias atuais. Avanços nestas tecnologias possivelmente ampliarão estes números.
O coordenador do projeto, Donald Gautier disse que o Ártico pode representar as maiores reservas inexploradas de petróleo restantes no mundo....
tracking img