Aiuhdaiuwhj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O AMBIENTALISTA APEDEUTA

As atividades sociais voltadas para a crise ambiental e que levantam a "bandeira ecologista" em defesa da conservação ambiental são de reconhecida importância. Por outro lado, a desigualdade entre o desenvolvimento científico e tecnológico e a disseminação e compreensão desse conhecimento na maior parte da sociedade tem crescido consideravelmente. Diante destefato, este trabalho procura discutir uma listagem abrangente dos problemas ambientais atuais, indo além dos problemas usualmente divulgados nos meios de comunicação, tais como, desmatamento, camada de ozônio, aquecimento global e outros. A discussão desta listagem objetiva ampliar a visão de conjunto das pessoas em relação a presença dos problemas ambientais no cotidiano da sociedade e, dessa forma,minimizar a distância entre o conhecimento técnico-científico e a pessoas interessadas na 'causa ecológica', os ambientalistas em geral.
Foi realizado um levantamento bibliográfico e hemeronímico de diferentes problemas ambientais e os conceitos correlatos. Através de brainstormings sucessivos entre alunos e professores dos cursos de Tecnologia Ambiental (CEFET-Medianeira-PR) e EngenhariaAmbiental (Uniamérica), os problemas ambientais encontrados foram discutidos e anatomizados a fim de se obter o máximo de detalhamento possível sobre suas características.
Foram encontrados 70 problemas ambientais presentes na sociedade atual, seja de modo explícito ou implícito. Por outro lado, apenas 30 benefícios da conservação ambiental foram levantados. Os problemas foram classificadosem 4 categorias: 1. Se eles são causados pelas ações humanas ou são conseqüência destas; 2. Se cada problema é originado direta ou indiretamente pelas atividades humanas; 3. Se a abrangência da escala espacial é local, regional ou global; 4. Se os seus efeitos na escala temporal são de curto, médio ou longo prazo. Ficou consensado, que a maioria dos problemas listados e suas particularidadescorrelacionadas passam desapercebido pelos meios de divulgação e comunicação sociais. Mesmo entre ecologistas e entidades ambientalistas a maioria dos problemas não são abordados em conjunto, quando se analisa ou discute a atual crise ambiental. O conhecimento deficitário sobre o conjunto dos problemas e benefícios da conservação somente contribui para uma visão fragmentada do meio ambiente. Umaabordagem parcial, desse modo, apenas dilui os esforços necessários à uma ação integrada para solucionar a problemática ambiental.
O "Ambientalista Apedeuta" vem a ser um resultado da desigualdade entre o conhecimento científico e o senso comum, uma expressão da concepção fragmentada sobre meio ambiente presente na sociedade. Este ambientalista é representado pela pessoa ativista, preocupada ebem intencionada quanto a solução da crise ambiental, mas que se fundamenta em dados parciais sobre os problemas ambientais. Faltam-lhe alguns fundamentos atualizados de Ecologia e Ciências Ambientais para ampliar sua visão de conjunto sobre situação do meio ambiente, especialmente no nível local e regional. Estes fundamentos podem fazer o seu argumento, a favor da conservação ambiental, tornar-secada vez mais consistente e, dessa forma, fazer a sua atividade social produzir melhores resultados.



VERTENTES DO AMBIENTALISMO.


O movimento ecológico, ambientalismo, é o resultado da preocupação da sociedade com a exploração desmedida dos recursos naturais e com a perda da qualidade de vida, principalmente, em virtude das atividades humanas poluidoras. O ambientalismo, tal comoconhecemos hoje, surgiu a partir dos conhecimentos gerados pela ecologia a respeito da dinâmica dos sistemas naturais. A Ecologia é a principal ciência que fundamenta as práticas da educação ambiental e do movimento ecológico. No entanto, em nosso cotidiano, os fundamentos científicos da ecologia e ciências ambientais têm suscitado diferentes interpretações por parte do público em geral....
tracking img