aiudhaudh

1007 palavras 5 páginas
Panorama energético mundial atual

1.1- Energia Primária - conceituação
Por energia primária entende-se aquela oriunda de fontes providas pela natureza na sua forma direta, como o petróleo, gás natural, carvão mineral, energia hidráulica, lenha, etc.
A maior parcela da energia primária é consumida (transformada) nos Centros de Transformação (refinarias de petróleo, plantas de gás natural, coquerias, usinas hidrelétricas, etc.), onde é convertida em fontes de energia secundária (óleo diesel, gasolina, coque de carvão mineral, eletricidade, etc.), com as respectivas perdas na transformação.
A outra parcela de energia primária é consumida diretamente nos diversos setores da economia, sendo este consumo designado por consumo final. Exemplos: consumo de lenha para cocção de alimentos, consumo de carvão vapor em fornos e caldeiras na indústria, etc.
Com a energia secundária, também acontece o mesmo, sendo que a maior parcela vai diretamente para o consumo final nos setores da economia e a outra vai para os Centros de Transformação, onde é convertida em outras formas de energia secundária. Exemplos: óleo combustível em eletricidade, nafta em gás canalizado, etc.
Energia final designa a energia tal como é recebida pelo usuário nos diferentes setores, seja na forma primária, seja na secundária. Os balanços energéticos se estruturam de tal forma que se discrimina a energia como:

Primária  Perdas na Transformação + Final sendo que a energia final inclui a fração da energia primária de uso direto e a secundária.
A figura seguinte, descreve esquematicamente um balanço energético:

1.2- Evolução da produção de energia primária no mundo
As informações aqui apresentadas tem sua origem em dados disponibilizados pela Agência Internacional de Energia dos USA.
O crescimento médio anual da produção de energia primária na última década, a partir do petróleo, gás natural, carvão e eletricidade, foi da ordem de 1,4 % ao ano.
Das diversas fontes de

Relacionados