Airbus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Radar Pet

Elaborado para Sindan Por: Diferencial Pesquisa de Mercado

Apresentação do Estudo
O segmento de pets cresce no Brasil há vários anos. São inúmeras as pets shops e clinicas veterinárias espalhadas por todo o Brasil, com boa concentração nas grandes capitais. Em torno deste mercado encontram-se varias empresas de renome como: laboratórios farmacêuticos, empresas de alimentação,rações, medicamentos e acessórios, que compõem a tônica das vendas desses mercados, e que são complementados por serviços prestados pelos próprios estabelecimentos como: banho, tosa, hospedagem, aplicações de vacinas e outros medicamentos, e principalmente os serviços de médicos veterinários por todo o Brasil. Apesar da importância desse mercado, não existia ainda um painel que apontasse ascaracterísticas, tendências e evolução deste segmento. Para preencher esta lacuna o Sindicado Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN) por meio da COMAC (Comissão de Animais de Companhia), solicitou à Diferencial Pesquisa de Mercado uma pesquisa para composição de um painel que possa acompanhar a evolução dos grandes números do setor. Este documento traz alguns resultados pontuais doestudo. O objetivo da COMAC é atualizar este relatório a cada um ou dois anos.

Apresentação do Estudo
Público-Alvo Lares brasileiros de classe ABC que possuam pets, cães e gatos, nas cidades de: Porto Alegre Curitiba São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Recife Brasília Campinas Foram entrevistados mais de 2.100 lares entre proprietários e não proprietários de cães e gatos. Este universorepresenta 20% dos domicílios brasileiros.

Quantos Cachorros e Gatos Temos no Brasil?
Projeção dos Lares com Pet nas classes A, B e C

Penetração e Estimativa da População de Pets
Projeção Nacional de Lares com Pet nas Classes A, B e C

Na Sua Residência Existe Algum Cachorro ou Gato?

Sim 44%

Não 56%

Penetração e Estimativa da População de Pets
Lares com Cães ou Gatos por CidadePorto Alegre Curitiba Campinas São Paulo Brasília Rio de Janeiro Belo Horizonte Recife 31% 37% 43% 42% 41% 56% 55% 52%

Os estados do Sul e Sudeste possuem um percentual de lares com pets maior. Não é por acaso que o Sul e o Sudeste concentram 75% do mercado. Quanto maior a renda, cresce o interesse/condição de adquirir um pet.

Estimativa da População de Pets
Projeção Nacional de Lares comPET Estimativa de Animais Domiciliados no Brasil nas Classes ABC*

25 milhões

A partir dos dados desta pesquisa pudemos extrapolar** a população canina e felina no Brasil nas classes ABC
Este dado é importante pois estima com boa precisão o tamanho do mercado pets brasileiro em famílias das classes A, B e C que compõem praticamente a totalidade do mercado. Não foram encontradas estatísticasmais detalhadas e abrangentes disponíveis.

7 milhões

* Novo Critério Brasil ABEP ** Extrapolação feita a partir de dados do PNAD IBGE 2007 e dados obtidos na pesquisa.

Penetração e Estimativa da População de Pets
Lares com Cães e Gatos por Classe e Tipo de Lar
Classe A 52%

Classe Econômica

Classe B

47%

Classe C

36%

Casa

56%

Tipo de Lar
Apartamento 30%

Apenetração de pets decresce a medida que a renda familiar cai. Isto é esperado pois o custo do pet pesa mais. Neste contexto destaca-se a pesadíssima CARGA TRIBUTÁRIA do setor que representa 50% do valor final dos produtos, uma das mais altas do mundo neste setor.

Penetração e Estimativa da População de Pets
“Classe Econômica dos Pets considerando o total de lares ABC”

Total Domicílios* ClasseA Classe B Classe C 8,9% 40,7% 50,4% 9,1% 40,9% 50,0% 6,9% 34,2% 58,9%

Apesar dos lares da classe C possuírem um percentual menor de penetração de cães e gatos quando comparados aos das classes A e B, na classe C eles representam 50% do total de cães e gatos domiciliados. Isto mostra que o conceito que pets “é coisa de gente rica” não é verdade. A imensa carga tributária deste setor recai,...
tracking img