Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1. Introdução........................................................................................................ 2



2. Desenvolvimento............................................................................................ 6



3. Conclusão..................................................................................................... 304. Referência Bibliografica.............................................................................. 32

1. INTRODUÇÃO

Histórico da Aids

A Aids foi identificada como uma nova doença assim que se tornaram públicos os primeiros casos surgidos nos Estados Unidos.

Em 1981, num congresso médico em Nova Iorque, foram apresentados alguns casos de um tipo raro de pneumonia, que sóocorre em pessoas muito debilitadas: crianças com deficiência imunológica, pacientes com câncer submetidos a quimioterapia, pessoas idosas fragilizadas por outras enfermidades etc.

O que surpreendeu os médicos presentes, no entanto, foi o fato de nenhum dos pacientes citados apresentar essas características. Ao contrário, eram todos jovens do sexo masculino sem qualquer evidência de doenças debase que pudessem ter deprimido sua imunidade.

Nas conversas informais que os médicos tiveram durante o intervalo dessas apresentações, surgiu um dado curioso: seus pacientes eram homens homossexuais.

Ao mesmo tempo, na cidade norte-americana de São Francisco, foram identificados alguns portadores de uma forma rara de câncer, o sarcoma de Kaposi, caracterizado pelo aparecimento de lesõesavermelhadas pelo corpo.

O sarcoma de Kaposi clássico, que a medicina conhecia, é um tumor de crescimento lento que acomete as pernas de pessoas idosas (geralmente oriundas de países mediterrâneos) e os portadores de deficiências imunológicas.

Os pacientes identificados em São Francisco, porém, apresentavam 2 diferenças: eram jovens homossexuais masculinos aparentemente saudáveis, com lesões quese espalhavam rapidamente pelo corpo e atingiam os órgãos internos.



A detecção de 2 doenças típicas de pessoas com o sistema imunológico deprimido, em jovens homossexuais de Nova Iorque e São Francisco, levantou a suspeita de que algum micro-organismo estranho estivesse sendo transmitido por via sexual.

No ano seguinte (1982), a nova doença foi identificada em pacientes com hemofilia,enfermidade caracterizada por um distúrbio na coagulação sanguínea, que torna seus portadores dependentes de transfusões de fatores anti-hemofílicos obtidos por meio do sangue.

No mesmo ano, a doença apareceu em pessoas que haviam recebido transfusão de sangue, em usuários de drogas injetáveis de ambos os sexos, em algumas mulheres com múltiplos parceiros sexuais e em homens haitianosheterossexuais.

Casos semelhantes foram identificados nas principais cidades da Europa, em alguns países asiáticos e, em números assustadores, nos países da África situados abaixo do deserto do Saara.

No ano de 1982, caiu doente um jovem homossexual na cidade de São Paulo, que havia viajado anos antes para os Estados Unidos. Foi o primeiro paciente brasileiro do qual se tem conhecimento. Em 1983, foinotificado o caso da primeira mulher com a doença no País.

Uma nova doença

Uma enfermidade grave como aquela, associada a infecções por germes oportunistas e ao aumento da incidência de tumores malignos, era completamente desconhecida da medicina.

Por causar deficiência progressiva da imunidade, recebeu o nome de

síndrome da imunodeficiência adquirida, popularmente conhecida como Aids(do inglês Acquired ImmunoDeficiency Syndrome, também denominada Sida, principalmente na Europa e nos países latino-americanos de língua espanhola). Esse nome foi escolhido por que:

• SÍNDROME é um grupo de sinais e sintomas que caracterizam uma doença,

• quando considerados em conjunto.

• IMUNODEFICIÊNCIA é uma condição em que o sistema imunológico fica debilitado a ponto...
tracking img