Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No atual momento, em que o vírus da AIDS propaga-se com uma velocidade assustadora e muito perigosa e que existe uma preocupação coletiva com relação à AIDS, temos que nos apegar em desenvolver o nosso maior meio de defesa conhecido até agora que é a informação.
Cada vez mais os meios de comunicação têm publicado artigos e entrevistas sobre essa doença. No entanto, énecessário salientar que somente a soma de informações corretas, transmitidas com transparência e lucidez, constitui-se num recurso preventivo, aliás, o mais eficaz de que dispomos atualmente. Apesar da AIDS ser mortal, ela pode ser prevenido, e nesse sentido todos nós temos uma obrigação a cumprir, buscando e divulgando informações. Estes conhecimentos, transmitidos a todos sem distinção,permitirão que fechemos as portas ao preconceito, aos falsos temores e ao vírus, para que não amarguemos no futuro.
Em pleno século XXI existe muita gente que ainda acredita que a AIDS é uma dessas coisas que só acontece com os outros, que nunca irá acontecer com ela. Devido a esse fato, a cada dia que passa o número de contaminados pelo vírus HIV está aumentando. Para que esse quadro reverta énecessário estarmos sempre atentos, bem informados e prevenidos para que não sejamos contaminados.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é responsável pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e ataca os linfócitos T-4, que são parte fundamental do sistema imunológico do homem. Em consequência, diminui a capacidade de resposta do organismo para enfrentar infecções oportunistas,originadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros micro-organismos.




Justificativa

Com base nos estudos de pesquisa e observações, podemos analisar que existe uma grande duvida e confusão sobre o que é o HIV e a AIDS. Sendo que esse fantasma percorre os leitos, as paqueras, os flertes. Só a menção da fatídica sigla, basta para provocar uma mistura mórbida decuriosidade e medo.
O que é a AIDS? Embora o conhecimento científico tenha avançado bastante, o mal é rodeado ainda de um véu de mistério. Sabe-se que é transmitido por contato sexual ou através do sangue. Não se trata – como pretendem alguns moralistas – de uma “doença homossexual”, mas é causada por um vírus que pode, eventualmente, ser transmitido a qualquer pessoa. Desde que se manifeste, adoença é praticamente fatal. Não há até o momento cura conhecida para a AIDS.
A comoção provocada pela AIDS parece um tanto desmesurada em relação a sua incidência estatística real. Apesar de algumas projeções apocalípticas, que chegam até a prever a extinção da humanidade, hoje à AIDS mata menos que outras doenças mais conhecidas – desnutrição, moléstias circulatórias, câncer, infecçõesintra - hospitalares, etc. Há maior probabilidade de se morrer vítima de um atropelamento na rua do que de AIDS. Mas o horror dos corpos que adoecem e morrem parece se tornar mais pavoroso quando se adivinha, na origem das contorções da agonia, dos espasmos e do gozo.




Objetivo

Com base neste trabalho, eis o nosso objetivo de poder passar uma informação melhor e mais detalhadaaos que pouco conhece ou que menos sabe sobre o que essa tal famosa doença que nos rodeia, onde:
• Teremos uma breve explicação sobre o que vem ser a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
• Fazendo uma abordagem da sua origem, onde realmente tudo começou. Pois em alguns livros dizem que os cientistas achem que esse vírus tenha passado do animal para o homem. Macacos da África, porcos do Haitie até pacatas ovelhas da Islândia vem sendo apontados como prováveis hospedeiros do vírus. Esses pesquisadores, no entanto, ainda não arriscaram afirmações sobre como e por que esse vírus passou a atacar o homem. Mas para isso a uma história que se possa acreditar que seja verdade.
• Com base no assunto falaremos sobre o agente etiológico, a fonte de infecção, o seu período de incubação a...
tracking img