Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 1º AGRONOMIA

TRABALHO DE BIOLOGIA
HIV

MARECHAL CÂNDIDO RONDON
AGOSTO – 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 1º AGRONOMIA

TRABALHO DE BIOLOGIA
HIV

ACADÊMICOS: ANDRÉ ENGROFF DE SOUZADANIEL ADRIANO SONTAG
MATHEUS AFONSO KUHN
MATHEUS MEIER
TAÍS GARCIA
PROFESSOR: NEUMÁRCIO VILANOVA DA COSTA

MARECHAL CÂNDIDO RONDON
AGOSTO – 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o retrovírus HIV (Human immunodeficiency vírus), que é uma DST de grande importância dentro docenário mundial atual.
A Unaids, o programa da ONU para Aids, divulgou que pelo menos 34,2 milhões de pessoas no mundo vivem com o vírus HIV. A estimativa é que, no Brasil, estão 350 mil dessas pessoas — e outras 250 mil estão infectadas e não sabem.

2.1 HISTÓRICO DO HIV

O primeiro caso de HIV foi registrado em 1981, sendo levado até hoje a luta contra esta que pode ser considerada uma dasmaiores epidemias mundiais, uma vez que atinge uma grande população do mundo, e, principalmente as populações de áreas mais pobres que não tem acesso a prevenção nem a informação sobre a doença, a África lidera o ranking de infectados, com 76% dos casos registrados no mundo e 70% dos novos casos.

2.2 O QUE É VIRUS?

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm),formados basicamente por uma cápsula protéica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso outoxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária.
Vírus éuma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm cariotéca).Tipicamente, estas partículascarregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ouenvelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados. |
O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.
São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírusirá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.



2. DESENVOLVIMENTO

3.3 O QUE É HIVO HIV é um retrovírus com genoma RNA, da família Lentiviridae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênocos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode então se integrar ao genoma do hospedeiro.

2.2 FORMAS DE TRANSMISSÃO DO HIV
As principais formas de...
tracking img