Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MADRE TEREZA

TÉCNICO EM ENFERMAGEM


AMANDA MARREIROS DE MIRANDA
DARLINE CAROLINE DOS SANTOS CHAVES
DAYANA VIANA COSTA
LIDIANE TAVARES DOS SANTOS




AIDS


SANTANA
MAIO / 2012
AMANDA MARREIROS DE MIRANDA
DARLINE CAROLINE DOS SANTOS CHAVES
DAYANA VIANA COSTA
LIDIANE TAVARES DOS SANTOS



AIDS


Trabalho apresentado ao Professor OdirleiMoreira da disciplina Técnico Enfermagem,
da turma _______________ ,turno manhã do curso de ________________________________










SANTANA
MAIO / 2012

SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO.

























INTRODUÇÃO


A SÍDROME DE IMONUDEFICIÊNCIA ADQUIDIDA (AIDS) É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA QUE ALCANÇOUPROPORÇÕES PANDÊMICAS. NOS ÚLTIMOS TEMPOS POUCOS AGRAVOS À SAÚDE GERARAM TAMANHO DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DE ATIVIDADE CIÊNTÍFICA E DE PRECONCEITOS COMO A AIDS. O NÚMERO DE PESSOAS INFECTADAS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV), SEU MODO DE TRANSMISSÃO E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE LEVOU A AIDS A SER UMA DOENÇA QUE TEM UMA GRANDE DIMENSÃO SOCIAL.
ESTE TRABALHO É DE SUMAINPORTÂNCIA PARA QUEM TEM INTERESSE EM SABER MAIS SOBRE A AIDS, POIS O MESMO FOI ELABORADO COM O OBJETIVO DE MOSTRAR A DURA REALIDADE DESSE VÍRUS. MOSTRANDO EM TÓPICOS OS AGENTES ETIOLÓGICOS, FORMAS DE TRANSMISSÕES, TRATAMENTOS E COMO SE PREVENIR DO VÍRUS DO HIV.









A AIDS

A AIDS – ACQUIRED IMUNOLOGICAL DEFICIENCY SYNDROME – É UMA SIGLA ORIGINADA DO INGLÊS QUE SIGNIFICASÍDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA E QUE EM PORTUGUÊS CHAMADOS DE SIDA. SÍDROME É UM CONJUNTO DE SINTOMAS E NÃO APENAS UMA DOENÇA, COMO MUITOS PENSAM. A IMUNODEFICIÊNCIA É QUANDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO HUMANO, QUE É RESPONSAVEL PELA DEFESA DO NOSSO ORGANISMO CONTRA OS AGENTES MICROBIANOS, ECONTRA-SE DEFICIENTE, OU SEJA, NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE. ADQUIRIDA É PARA SABERMOS QUE NÃO É UMA DOENÇATRANSMITIDA GENETICAMENTE, E SIM QUE O INDIVÍDUO ADQUIRIU DURANTE A VIDA, OU MESMO ADQUIRIU NO ÚTERO MATERNO, QUANDO SUA MÃE SE ENCONTRAVA INFECTADA. EM SUMA, NA AIDS O ORGANISMO PERDE A CAPACIDADE DE SE DEFENDER DOS CONSTANTES ATAQUES DE BACTÉRIAS, FUNGOS, VÍRUS, ETC., QUE EXISTE AOS MILHÕES ESPALHADOS NO MEIO AMBIENTE, E AÍ PASSA A APRESENTAR VÁRIAS DOENÇAS DE FORMA MAIS GRAVE QUE NAS PESSOAS QUEPOSSUEM UM SISTEMA DE DEFESA (SISTEMA IMUNOLÓGICO) SAUDÁVEL.








ASPÉCTOS HISTÓRICOS

POR VOLTA DE 1981 A AIDS FOI DESCOBERTA NOS ESTADOS UNIDOS, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE PACIÊNTES HOMOSSEXUAIS MASCULINOS, NAS CIDADES DE NOVA YORK E SÃO FRANCISCO QUE APRESENTAVAM “SARCOMA DE KAPOSI”, PNEUMONIA E COMPROMETIMENTO DO SISTEMA IMUNE, O QUE LEVOU Á CONCLUSÃO DE QUE SE TRATAVADE UMA NOVA DOENÇA, AINDA NÃO CLASSIFICADA, DE ETIOLOGIA PROVAVELMENTE INFECCIOSA E TRANSMISSÍVEL.
EM 1983, O VÍRUS FOI ISOLADO EM PACIENTES COM AIDS PELOS PESQUISADORES ROBERT GALLO, NOS EUA, E LUC MONTAGNIER, NA FRANÇA.
EM 1986, FOI IDENTIFICADO UM SEGUNDO AGENTE ETIOLÓGICO, TAMBÉM RETROVÍRUS, COMO CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AO HIV-1 DENOMINADO HIV-2. NESTE MESMO ANO UMCOMITÊ INTERNACIONAL RECOMENDOU O TERMO HIV (HUMMAN IMMUNODEFICIENCY VIRUS OU IMUNODEFICIENCIA HUMANA) PARA DENOMINÁ-LO, RECONHECENDO-O COMO CAPAZ DE INFECTAR SERES HUMANOS.
O HIV É UM RETROVIRUS COM GENOMA RNA DA FAMÍLIA LENTIVIRIDAE. PERTENCE AOS GRUPOS DOS RETROVÍRUS CITOPLÁSTICOS E NÃO ONCOGÊNICOS QUE NECESSITAM PARA SE MULTIPLICAR-SE DE UMA ENZIMA DENOMINADA TRANSCRIPTASE RESERVA,RESPONSÁVEL PELA TRANSCRIÇÃO DO RNA VIRAL PARA UMA CÓPIA DNA, QUE PODE, ENTÃO, INTEGRAR-SE AO GENOMA DO HOSPEDEIRO.
EMBORA NÃO SE SAIBA AO CERTO QUAL A ORIGEM DO HIV1 E 2, ACREDITA-SE QUE UMA GRANDE FAMÍLIA DE RETROVÍRUS RELACIONADOS A ELES ESTÁ PRESSENTES EM PRIMATAS NÃO- HUMANOS , NA ÁFRICA.

AGENTE ETIOLÓGICO

O CAUSADOR DA AIDS É UM VÍRUS...
tracking img