INTRODUÇAO

O que é AIDS?

A AIDS é uma doença que se manifesta em pessoas que adquiriram o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Também conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), a doençafragiliza o sistema imunológico, dificultando a proteção diversos microorganismos, como bactérias, protozoários, vírus e etc.
O enfraquecimento das defesas do organismo contribui para que a pessoa infectada pelo vírus HIVadquira uma série de doenças que são chamadas de doenças oportunistas. Elas podem aparecer diversas vezes e até mesmo simultaneamente. Diferente do que muitos pensam, não é a AIDS que provoca a morte do indivíduo e sim asdoenças oportunistas. Já que o organismo não está forte suficiente para se defender sozinho, as infecções trazem sérios riscos à saúde do portador de AIDS.
É importante destacar que ter o vírus HIV não significa que a pessoatenha AIDS. A presença do vírus HIV indica que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vírus. Em todo o mundo, há milhares de pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doença. Porém, mesmo semmanifestar a doença, elas podem transmitir o vírus para outras pessoas.


Qual a diferença entre HIV e AIDS?
O HIV é o vírus que causa a AIDS, uma doença que prejudica as defesas do organismo contra infecções e outrasdoenças. Diz-se que a pessoa é HIV-positivo ou soropositiva quando ela tem o vírus, mas ainda não teve o sistema imunológico comprometido, coisa que pode demorar alguns meses ou alguns anos.

O HIV vai destruindo aospoucos a capacidade do corpo de se defender de infecções e certos tipos de cânceres. Quando as defesas do organismo estão baixas e a pessoa já está pegando infecções perigosas, diz-se que ela tem AIDS (síndrome daimunodeficiência adquirida). Geralmente, os primeiros sinais da AIDS são pneumonia e tumores nos gânglios linfáticos. Os sintomas aparecem quando o número de linfócitos auxiliadores (LT-CD4) cai abaixo de determinados [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Aids. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aids/234563.html

MLA

"Aids" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aids/234563.html>.

MLA 7

"Aids." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aids/234563.html>.

CHICAGO

"Aids." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aids/234563.html.