Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AIDS
20/05/2008 - Mário Machado Silveira
A AIDS é uma doença causada por um vírus do grupo retrovírus (vírus com RNA e que se utiliza do seu ácido nucléico como modelo para a síntese de DNA)denominada HIV.
Esta doença destrói parte do sistema imunológico do corpo e, em conseqüência, suas vítimas se tornam incapazes de se defenderem de outros agentes etiológicos oportunistas, como certos tiposde vírus e certas espécies de bactérias, protozoários e fungos que normalmente seriam benignos ou teriam eliminação rápida em indivíduos até então sadios.

Contágio
A transmissão do vírus HIVocorre nas relações sexuais (homo ou heterossexuais) através do sêmen ou do fluido vaginal de portadores. pelo uso de seringas ou material cirúrgico contaminado pelo vírus ou de seringas contaminadas emusuários de drogas, nas transfusões sangüíneas contaminadas pelo HIV; de mãe contaminada para filho na vida intra-uterina ou na amamentação. Quando o vírus HIV é transmitido, ataca principalmente ascélulas chamadas linfócitos T e os macrófagos, porque estas células do sistema imunitário possuem na membrana plasmática um tipo de proteína chamada CD4 com a qual as moléculas protéicas do revestimentoviral têm grande afinidade.

Sintomas e Sinais
Como a AIDS é conseqüência de um processo de imunodeficiência, a designação síndrome é usada caracterizando um conjunto de infecções oportunistas. Sãovários estágios, desde o contato com o vírus, usualmente assintomático e que pode levar de várias semanas até mais de 1 ano. Nas fases seguintes surgem febre, fadiga, inchaço dos glândios linfáticos,queda no número dos linfócitos T, cujo número normal é de mais de 400 por mm³ para menos de 200 por mm³, começando a desenvolver infecções virais, como Herpes simplex, produzindo lesões na pele emvolta do ânus, boca e região genital.

Complicações
Num estágio mais avançado, vários anos após o contato com o vírus HIV e que pode durar, em média, 2 anos, os linfócitos T caem para menos de 100...
tracking img