Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aids ( webgrafia: www.trabalhonota10.com.br/saude/historico-da-aids.html)
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em meados de 1981, nos EUA, a partir da Identificação de um número elevado de pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais e moradores de San Francisco ou New York, que apresentavam "sarcoma de Kaposi ", pneumonia por Pneumocystis carinii ecomprometimento do sistema imune, o que levou à conclusão de que se tratava de uma nova doença, ainda não classificada, de etiologia provavelmente infecciosa e transmissível.

Em 1983, o vírus foi isolado em pacientes com AIDS pelos pesquisadores Robert Gallo, nos EUA, e Luc Montagnier, na França, recebendo os nomes de LAV (Lymphadenopathy Associated Virus ou Vírus Associado à Linfadenopatia) e HTLV-lll(Human T-Lymphotrophic Virus ou Vírus T-Linfotrópico Humano tipo lll), respectivamente nos dois países.

Em 1986, foi identificado um segundo agente etiológico, também retrovírus, com características semelhantes ao HIV-1, denominado HIV-2. Nesse mesmo ano, um comitê internacional recomendou o termo HIV (Human Immunodeficiency Virus ou Vírus da Imunodeficiência Humana) para denominá-lo, reconhecendo-ocomo capaz de infectar seres humanos.

O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da família Lentiviridae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.

Origem

Embora não sesaiba ao certo qual a origem do HIV-1e 2, acredita-se que uma grande família de retrovírus relacionados a eles está presente em primatas não-humanos, na África sub-Sahariana.

Todos os membros desta família de retrovírus possuem estrutura genômica semelhante, apresentando homologia em torno de 50%.

Aparentemente, o HIV-1 e o HIV-2 passaram a infectar o homem há poucas décadas. Alguns trabalhoscientíficos recentes sugerem que isso tenha ocorrido entre os anos 40 e 50.

Numerosos retrovírus de primatas não-humanos encontrados na África têm apresentado grande similaridade com o HIV-1 e com o HIV-2.

O vírus da imunodeficiência símia (SIV), que infecta uma subespécie de chimpanzés africanos, é 98% similar ao HIV-1, sugerindo que ambos evoluíram de uma origem comum.

Por esses fatos,supõe-se que o HIV tenha origem africana. Ademais, diversos estudos sorológicos realizados na África, utilizando amostras de soro armazenadas desde as décadas de 50 e 60, reforçam essa hipótese.

No dia 1° de Dezembro é comemorado o "Dia Mundial da Luta Contra a Aids". Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à AIDS . A data é dedicada à luta contra a AIDS pela solidariedade,contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com HIV. O laço de fita vermelho, é um indicativo, de que quem o usa, está atento e disposto a ser solidário com as pessoas convivendo com o HIV/AIDS.

Novidades sobre a origem da Aids

Quatro anos após terem argumentado que os seres humanos provavelmente adquiriram o vírus da AIDS ao comerem carne de chimpanzés, osmesmos pesquisadores dizem agora que rastrearam a origem do organismo até uma etapa ainda anterior - quando macacos foram devorados por chimpanzés.
Eles acreditam que o precursor simiano do vírus da AIDS tenha sido criado em chimpanzés que comeram A Carne de duas espécies de macacos infectados por vírus diferentes, mas aparentados: o mangabey de topete vermelho e o guenon de bigode.
Ospesquisadores chegaram a essa dedução ao seqüenciarem os genes dos vírus simianos da imunodeficiência em chimpanzés e em 30 espécies de macacos e, a seguir, compilarem as "árvores genealógicas" para verificar quais deles tinham parentesco mais próximo.
O estudo foi realizado em conjunto por pesquisadores da Universidade de Nottingham, Universidade do Alabama em Birmingham, Universidade Duke, Universidade...
tracking img