Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aides x Saude Ambirntal



O portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois oHIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeirossintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, váriasdoenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, turbeculose. Caso não tratadasde forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.
Dentre as doenças citadas acima existem aquelas que podem ser intensificadas devido oaumento da poluição ambiental, como por exemplo as diarreias e os problemas respiratorios.
Pode- se citar as doenças contraidas devido a poluição da água, cerca de 80% do esgotoproduzido no país não recebe nenhum tipo de tratamento e é despejado em lagos, rios, mares e mananciais, segundo estudo da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema)contribuindo assim para o surgimento de diarréias e outras infecções intestinais. Além disso a relação entre a baixa qualidade do ar e as doenças respiratórias é bem alta. As infecçõesoportunistas pulmonares constituem a principal causa de morbidade e mortalidade entre os indivíduos portadores do HIV. Quando a pessoa infectada pelo virus da AIDS respira a atmosfera poluída,o pulmão não funciona bem e tem dificuldade para filtrar o ar. Dessa forma ela torna-se mais sucetivel a contrarir ifcções respiratorias, como por exemplo pneumunia, gripes e resfriados.
tracking img