Aids e o preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE KKKKKKK


AIDS
SC
2012


AIDS

Trabalho acadêmico como avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências da Saúde.
Prof (a). Mara Nair Jenichein

ITAJAÍ
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. HIV:AIDS 4
2.1. Transmissão 5
2.2. Sintomas 5
2.3. Diagnósticos 6
2.4. Tratamento 62.5. Estatísticas 7
3. DIREITOS DOS PORTADORES D AIDS 8
4. ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AOS POTADORES DA AIDS 10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

INTRODUÇÃO

A AIDS há algum tempo vem assustando a sociedade de forma geral, por ser uma doença que não tem cura e pode levar à morte. Ela é contraída pelo vírus HIV, logo que a pessoa é infectada o víruscomeça a atacar seu sistema imunológico tornando o individuo mais propenso a adquirir outras doenças. O dignóstico da doença se torna dificultoso, pois a pessoa infectada geralmente demora para apresentar os sintomas. O HIV pode ser adquirido de diversas formas, o mais comum é no ato sexual sem proteção, mas também pode se contrair compartilhando agulhas, e uma mulher grávida que não tenhaacompanhamento médico pode passar para a criança durante a gestação ou a amamentação.
Nos dias atuais a AIDS pode ser tratada de forma com que o portador possa manter uma vida saudável e com qualidade, mas o preconceito ainda é imenso, tornando o soropositivo fragilizado emocionalmente, e a psicologia exerce umas função muito importante na vida dessas pessoas e também pode ajudar na aceitação não sódo infectado, mas também da família. O texto abaixo mostrará todo processo que o portador do HIV passa, e também como isso afeta seu psicológico e suas relações em geral.

HIV:AIDS

É uma doença que se manifesta em pessoas que adquiriram o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), também conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), a doença fragiliza o sistema imunológico,dificultando a proteção diversos microorganismos, como bactérias, protozoários, vírus. O enfraquecimento das defesas do organismo contribui para que a pessoa infectada pelo vírus HIV adquira uma série de doenças que são chamadas de doenças oportunistas. Elas podem aparecer diversas vezes e até mesmo simultaneamente. Diferente do que muitos pensam, não é a AIDS que provoca a morte do indivíduo esim as doenças oportunistas, já que o organismo não está forte suficiente para se defender sozinho, as infecções trazem sérios riscos à saúde do portador de AIDS. É importante destacar que ter o vírus HIV não significa que a pessoa tenha AIDS. A presença do vírus HIV indica que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vírus. Em todo o mundo, há milhares de pessoas soropositivas que vivemdurante anos sem desenvolver a doença. Porém, mesmo sem manifestar a doença, elas podem transmitir o vírus para outras pessoas.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pertencente à classe dos retrovírus e é causador da AIDS, quando entra no organismo humano, o vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos e não apresentar nenhum sintoma. Quando aparecem os primeiros sintomas é possívelidentificar a AIDS. O HIV age no interior das células do sistema imunológico (responsável pela defesa do corpo), fazendo com que o vírus faça parte do seu código genético.
Atualmente existem dois tipos de HIV: o HIV-1 e o HIV-2. Em todo o mundo, o mais comum é o HIV-1, mas ambos são transmitidos da mesma forma e causam AIDS. Uma das diferenças entre os dois, é que o HIV-2 é menos transmissível eseu período de incubação é maior.
O tempo médio entre a infecção pelo HIV e a manifestação da AIDS é de aproximadamente 10 anos para o HIV I e de 17 anos para o HIV II. Esse tempo poder ser consideravelmente mais curto em função da situação nutricional e/ou imunológica do indivíduo e o acesso a tratamentos eficazes.

Transmissão

A transmissão do vírus se dá de por transmissão sexual sem uso...
tracking img