Ai modulo 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fins e os meios que ética para a vida humana

TRABALHO REALIZADO POR: Hélio Adriano Nº5 11ºF
DISCIPLINA: Área de Integração
PROFESSORA: Estela
CURSO PROFISSIONAL DE MULTIMÉDIA
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 QUINTA DAS PALMEIRAS

INDICE
Introdução página 3
O que é a Ética e a Moral página 4
Os fins Justificam os Meios página 5
Os fins Justificam os Meios página 6
Relaçãoentre Liberdade e Responsabilidade página 7
Relação entre Liberdade e Responsabilidade página 8
A Ética aplicada página 9
A Ética aplicada página 10
Conclusão página 11

INTRODUÇÃO
Com este trabalho prentendo desenvolver o tema “Os fins e os meios que a ética para a vida humana”. Para o desenvolvimento deste tema teremos o auxilio de fichas dadas nas aulas e tambempesquisa na internet. O trabalho tera como função a realização do Módulo da disciplina de Área de Integração.

O QUE É A ÉTICA E A MORAL?
A palavra ética origina-se do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) e moral deriva do latim mores (costumes, conjunto de valores de uma sociedade em determinado tempo).
Nesse sentido, define-se moral como uma ordenação de valores orientando osposicionamentos que assumimos em função das decisões que tomamos nas nossas vidas.  A moral então pode ser definida como uma ordenação ou hierarquia de valores vigentes em determinada sociedade e em determinado período de tempo. Assim, inferimos que se os costumes e valores sociais mudam de acordo com o tempo e a sociedade em que se inserem, então a moral é passível de mudança. Tomando como exemplo asociedade brasileira, não há como discutir as mudanças acontecidas nos valores atuais se comparados com os valores vigentes no início do século XX.
A ética é ação e é exercida no espaço que se põe entre o que "É" o que "DEVERIA SER" .A ética refere-se à prática dos valores morais. Pode-se dizer que é o modo de se traduzir a moral em actos. Dessa forma, agindo de acordo com a moral vigente emdeterminado tempo em determinada sociedade, age-se com ética. Deve-se esclarecer que a ética e a moral, descendendo dos mesmos sentidos filosóficos, vestem-se de importância quando se leva em conta que esses conceitos visam um bem maior que é a convivência pacífica na sociedade. Embora pareça simples, a ética é um conceito filosófico complexo porque está imbricado no território das decisões humanas, quenunca são exercidas nem podem ser explicadas de maneira simplificada e unilateral. Há que levar em conta, sempre, a complexidade e multidimensionalidade da vida e do homem, especialmente nas interfaces das suas relações sociais.

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS
"Os fins justificam os meios". Esta afirmativa é muito comum, mas nem sempre podemos dizer que é acertada.
 Ouvimos, recentemente, essadesculpa de alguém que tentava ajudar um amigo, usando de expedientes ilegais e imorais.
No seu modo de pensar, ele entendia que se o fim objetivado é nobre, os meios utilizados para atingi-lo, estão justificados. No entanto, esse tema merece uma reflexão mais detida. Se alguém comete um crime, por exemplo, e contrata um advogado para defender seus direitos de cidadão, e esse profissional usa derecursos que contrariam o fim visado, que é fazer justiça, comete um ato extremamente contraditório. Um profissional do direito tem, em primeiro lugar, que observar a situação como um todo, e não apenas partes dela. Se o seu trabalho é fazer com que a justiça aconteça, não será cometendo outras tantas injustiças que ele terá cumprido o seu dever. O fim, nesse caso, não justifica os meios, porqueestes se chocam contra o fim. Assim também acontece nos sistemas carcerários de nosso país, em que se visa a correção do delinqüente utilizando-se os meios mais impróprios para tal. Enquanto o homem não despertar sua consciência para essa realidade, suas ações em busca da justiça vão resultar nulas. Se a intenção é nobre, os meios utilizados devem ser também nobres, justos e morais. Uma tese só...
tracking img