Ai-5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Frei Paulo Luig

História

Maycon Euzebio

São Paulo
2012

Maycon Euzebio

“Período Militar – Ato Institucional número 5”

Trabalho de aproveitamento do curso
deHistória da Escola Estadual Frei Paulo Luig sob a orientação do professor Rodrigo Dias.

São Paulo
2012

Sumário

* Introdução
* Período Militar
Ato Institucional número 5: AI-5
*Conclusão
* Referência bibliográfica

Introdução

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil.
Caracterizou-se pela faltade democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Período Militar
Ato Institucional número 5: AI-5Encerrava-se um período de liberdade política no Brasil nos anos de 1964, era o Golpe Militar e sua repressão autoritária e forte que se tornou ainda mais visível após o decreto do Ato Institucional número 5,popularmente conhecido como AI-5, por ser o mais cruel dos Atos Institucionais. Em dezembro de 1968, promulgou-se pelo executivo o AI-5. A partir de então os poderes do Presidente da República estavamcada vez maiores.
O ano de 1968 é relembrado até hoje pelo intenso envolvimento da sociedade civil nas manifestações contrárias à ditadura. No início deste ano, os estudantes reivindicavam contra aprivatização do ensino superior e o fim da repressão, principalmente após a morte do estudante Edson Luís de Lima Souto.
Este foi o quinto numa série de decretos promulgados no decorrer do Golpe. Adiferença deste para os outros é o excesso de poder resguardado ao Presidente.  Naquele período a oposição intensificava sua atuação, consequentemente o governo aumentava a repressão, isso foi o estopimpara o início real e efetivo da Ditadura.
O deputado Márcio Moreira Alves provocou os militares na Câmara, questionando seu caráter abusivo e amplamente autoritário. “Quando não será o Exército...
tracking img