Aham

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. O modo como Fayol encarava aorganização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes naEuropa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra deFayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. publicado em 1916.Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador emcinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dosanos 40,em função principalmente dos seguintes aspectos:a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das RelaçõesHumanas, Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi ocriador da Sociologia da Burocracia
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente,assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente ecom outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes.O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes. De acordo com Chiavenato (2003)
A Teoria das Relações Humanas, As novas idéias trazidas pela Escola de...
tracking img