Ahah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Francisco Simões --- Biologia /Geologia – 11º Ano --- Ano Lectivo 2008/2009

Ficha de trabalho nº3 - Evolução Biológica CORRECÇÃO Diversidades e tipos de células
1.1. Refira as duas diferenças fundamentais entre as células procarióticas e eucarióticas. As procarióticas: não tem verdadeiro núcleo, tem cápsula, não tem organelos membranares. Logo as eucarióticas: tem verdadeironúcleo, não tem cápsula e possuem organelos membranares. 1.2. Enumere três aspectos, evidenciados nas imagens B e C, que permitem distinguir as duas células. Em B: centriolos. Em C: cloroplastos e parede celular (com plasmodesmos). 1.3. Quais são os organelos celulares, evidenciados em B e C, comuns às células eucariótica animal e vegetal? Núcleo, Ribossomas, Complexo De Golgi, mitocôndrias, RER,REL e Peroxissomas. 1.4. Refira as razões que inviabilizam que um animal seja constituído por uma única célula. A unicelularidade não permite a especiação e diferenciação das células, o que torna impossível a formação de órgãos e sistemas de órgãos, logo um animal, sendo um ser vivo complexo, não pode ser constituído por 1 única célula.

Relação Biótica entre um protozoário e uma alga
2.Analise o texto e imagens seguintes e responda às questões. 2.1. Identifique a relação biótica evidenciada no texto. Simbiose ou mutualismo.

2.2. Porque razão se pode afirmar que esta associação “contribui para o aumento da capacidade de sobrevivência” do hospedeiro? Esta simbiose permite o aumento de capacidade de sobrevivência do hospedeiro, pois este garante alimento, produzido pela alga, mm quenão haja alimento disponível no meio.

2.3. Justifique a afirmação seguinte. “ Os vacúolos que contêm as algas não podem ter funções digestivas.” Se os vacúolos que contêm as algas tivessem funções digestivas as algas morreriam, sendo degradadas. Encontram-se então alojadas em vacúolos não digestivos, de modo a cooperarem com o protozoário.

2.4. Considere a relação biótica apresentada e aexplicação dada pelo Modelo Endossimbiótico para o aparecimento de células eucarióticas que incluem mitocôndrias e cloroplastos. Refira de acordo com o Modelo Endossimbiótico o papel desempenhado por: a) A Vorticela; Célula hospedeira procarionte de maiores dimensões b) A alga Chlorella. 1

Procarionte fotoautotrófico, de menores dimensões.

2.5. Descreva a provável constituição celular doprotozoário Vorticella, se esta relação biótica se mantiver. Se esta relação se mantiver, provavelmente a Chlorella, transformar-se-á num organelo celular específico, um cloroplasto.

Aparecimento de organismos eucariontes: Hipótese Autogénica e Hipótese Endossimbiótica
3. Leia atentamente o texto e analise cuidadosamente a figura 3. Responda às questões seguintes. 3.1. Indique as principaisdiferenças existentes entre os dois modelos explicativos do surgimento dos seres eucariontes. Segundo a hipótese Autogénica, os seres eucariontes resultaram de uma evolução gradual dos procariontes. Durante este processo evolutivo, ocorreram invaginações da membrana plasmática, formando um sistema endomembranar que, por diferenciações sucessivas, originou os diferentes organelos. Assim, algumas porçõesdesse sistema endomembranar retiveram, ou receberam, porções de material genético, originando-se respectivamente, o núcleo, as mitocôndrias e os cloroplastos. A hipótese Endossimbiotica, embora admita que os sistemas endomembranares e núcleo tenham resultado de invaginações da membrana plasmática, defende que as mitocôndrias e cloroplastos resultam de organismos procariontes autónomos, que terãoentrado em células de maiores dimensões (células hospedeiras). Alguns dos ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos conseguiam sobreviver no interior da célula procariótica de maiores dimensões, estabelecendo-se relações de simbiose. 3.2. Procure justificar a designação de Endossimbiótica, sabendo que endo significa interno e simbiótico refere-se a uma relação favorável de cooperação obrigatória....
tracking img