Agvs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(
Veículos Guiados Automaticamente
B. Green, G. Kluck, L. Disiuta,

Resumo--O termo AGV (veículos guiados automaticamente) se refere a todo tipo de veículos capazes de funcionar sem a ação de um operador. O termo “sem motorista” é comumente usado no contexto de AGVs para descrever veículos industriais, usados principalmente na manufatura e distribuição, que anteriormente eram operados porum motorista.

Index Terms - Automated Unguided Vehicle, Veículo Guiado Automaticamente

Introdução

D
esde sua introdução em 1955 os veículos guiados automaticamente vem se alastrando por diversas aplicações na industria. Sua utilização é tecnicamente aplicável a inúmeras funções, sendo sua implementação normalmente baseada em considerações econômicas. Sua utilização pode ser divididaem quatro principais áreas:
• Abastecimento e disposição de materiais nas áreas de estoque e produção;

• Uso de caminhões veículos guiados automaticamente integrados na produção como plataformas de montagem;

• Busca de itens em grandes armazéns;

• Abastecimento e disposição de materiais em áreas especiais como hospitais e escritórios.

Em todas essas áreas o uso de veículosguiados automaticamente diminui os danos ao estoque, torna a programação de produção mais flexível e diminui a necessidade de pessoal. Apesar de todas essas vantagens, como toda grande decisão, a implementação de um sistema desse porte deve ser estudada com muita cautela.
Cada vez mais o uso de AGV esta crescendo na indústria. Uma das razões é que os fabricantes se esforçam cada vez mais para seremcompetitivos no mercado, e para isso ele vem adotando sistemas de manufatura flexíveis (FMS). Esses sistemas integram a movimentação automatizada de materiais, robôs, CNC’s e estações de inspeção automatizadas. Eles têm muito com o que se beneficiar com o uso de veículos guiados automaticamente. Embora os robôs sejam frequentemente apontados por economizar fortunas em custo de produção, sistemasde transporte automático podem causar economias maiores. As vantagens de se aplicar AGVs nesses sistemas incluem redução de danos de material em processo, simplificação na busca de estoque e na programação da produção, aumento da segurança e necessidade de menos pessoal do que em sistemas convencionais.
Os veículos guiados automaticamente podem ter sistemas de referencia diversos. Entre elespodemos citar os sistemas com guia, como óptico ou indutivo. Ou então sistemas sem guia, como por laser, inercial ou GPS.
A referencia óptica é a mais comumente usada, devido seu baixo custo de implementação. Consiste numa linha marcada no chão, e num conjunto de três sensores ópticos na parte de baixo no veículo para detecção da linha, também sendo utilizado método de detecção da linha éatravés de uma câmara fotográfica. Este sistema de referência é possível apenas em pisos limpos.
A referência indutiva consiste em condutores metálicos embutidos no pavimento formando as trajetórias dos veículos, sendo cabos são percorridos por corrente elétrica de freqüências especificas. O veículo guiado automaticamente possui um sensor/detector de campo magnético. É um sistema muito confiável,no entanto pode apresentar problemas em locais onde existam materiais ferrosos ou fontes de campo magnético. Pode ser utilizado em qualquer tipo de piso, e é imune á sujeira, óleos, etc. Os diferentes caminhos são identificados por cabos cuja freqüência da corrente é diferente.
A referência por laser é um sistema mais versátil que os apresentados anteriormente, uma vez que não necessita deguias no solo. Ele consiste em refletores espalhados pelo edifício. Um sistema emissor/receptor laser emite e capta as reflexões e determina continuamente a sua posição. Os sensores medem a distância e o ângulo determinado a posição XY do veiculo e o seu ângulo. Muitas vezes é combinado com sistemas de detecção de obstáculos por ultra-sons ou opticamente. Este sistema tem uma grande precisão e...
tracking img