agusto comd saint siomon e karl max

1274 palavras 6 páginas
Saint Simon foi considerado oque tinha mais facilidade de se expressar,na sociedade industrial ele era admirado.Para ele sociedade francesa pos-revolucionaria estava sistema desordem.Ele percebia novas forças na sociedade capazes de ofereceras condiçoes para realizaçao de uma nova coesao social.
Quando Saint-Simon falou sobre a nova sociedade, imaginou uma imensa fábrica, na qual substituiria a exploração do homem pelo homem para uma administração coletiva.Em sua visao iria satisfazer todas as necessidades humanas e contituir uma fonte de riqueza e properidade,acabaria com coflitos sociais a taria seguramca para os homens.Mesmo tendo uma visao otimista da sociedade industrial,ele admitiaa existencia de conflitos entre os que tinha e aqueles que nao tinham .
Assim, a propriedade privada não caberia mais nesse novo sistema industrial. Vale notar que existiria uma pequena desigualdade e a sociedade seria perfeita depois de reformar o Cristianismo.
Ainda disse que o homem não é apenas algo passivo na História, pois sempre procura alterar o meio social no qual esta inserido.
Essas alterações são importantes para que a sociedade seja desmembrada, quando esta sociedade funciona dentro das normas que a ela correspondam, pois não é possível colocar uma regra de uma sociedade em outra.
A regra deve combinar com a estrutura para que a sociedade industrial se desenvolva.
Saint-Simon ainda mantém a ideia de uma sociedade hierarquizada, por isso a desigualdade, pois no topo estariam os diretores da indústria e de produção,engenheiros, artistas e os cientistas; na parte de baixo estariam os trabalhadores responsáveis pela execução dos projetos feito pelos inventores e diretores.
Com isso, acaba prevendo o grau máximo da capacidade de produção. Este foi o primeiro a perceber que o conflito de classes estava relacionado com a economia e que seria nas mãos dos trabalhadores que o futuro seria construído, mas guiados por alguém.

Augusto Comte, foi "secretaio" de Saint

Relacionados