Aguida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bracharelado em adminiStração- 6º SEMESTRE

aguida aparecida gomes pereira
BENTO MONTEIRO DA CRUZ
NEUZI APARECIDA MARTINS
REGINALDO CORREIA NEVES



PRODUÇÃO TEXTUAL- EM GRUPO
CULTURA E SOCIEDADE

Tangara da Serra
2011/1

aguida aparecida gomes pereira
BENTO MONTEIRO DA CRUZ
NEUZI APARECIDA MARTINS
REGINALDO CORREIA NEVES

PRODUÇÃOTEXTUAL- EM GRUPO
CULTURA E SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do semestre

Prof. Equipe de professores do 6º semestre de administração.

Tangara da Serra-MT
2011

INTRODUÇÃO

A Questão Social é resultado da relação capital/trabalho, traduz-se em inúmeras formasdedesigualdades, dentre outros, agravos à saúde, desemprego, erosão dos sistemas de proteção social, fome e vulnerabilidade das relações sociais. Portanto, caracteriza-se como sendo o “conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos em que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição capitalista”(CERQUEIRA, 1982, p. 21).
Assim, a Questão Social está fundamentalmente vinculada aoconflito entre o capital e o trabalho. Os trabalhadores ao adoecerem, mesmo com o benefício previdenciário, encontram-se em situação de vulnerabilidade social, tanto no que tange ao sofrimento em decorrência de sua incapacidade física ou psíquica, quanto ao sofrimento advindo das mais diversas formas de violências expressas desde o preconceito que o trabalhador doente sofre no ambiente de trabalhoentre a chefia e, não raras vezes, entre os próprios colegas até o desconhecimento e a falta de acesso aos direitos sociais e aos serviços disponíveis especializados em Saúde do Trabalhador.
O objetivo do presente trabalho é através da pesquisa compreender a importância da gestão de pessoas para o exercicio da administração, aliando a teoria à prática e a relação entre as diversas disciplinas dosemestre, bem como, o hábito pela pesquisa.
O trabalho será realizado através de pesquisa bibliográfica sobre os temas solicitados, como também uma pesquisa de campo, onde será efetuada 10 perguntas a uma empresa sobre as condições de Higiene e Segurança no trabalho na referida empresa, e também sobre motivação. As perguntas serão feitas aos gestores/empresários e alguns funcionários quetrabalham na empresa pesquisada.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 PRIMEIRA ETAPA DO TRABALHO

1.2 Saúde do Trabalhador e suas transformações no século XX e XXI

No Brasil, direitos sociais como a saúde pública, só foram reconhecidos nas últimas décadas do século XX. Nesse período, o Movimento de Reforma Sanitária, a VIII e a IX Conferências Nacionais de Saúde e a consolidação da Lei Orgânicada Saúde (Lei 8080/1990) foram primordiais.
Um dos traços marcantes do Movimento de Reforma Sanitária, ocorrido em meados da década de 1970, foram as lutas e a mobilização dos trabalhadores de saúde vinculados ao movimento popular, que teve como principal preocupação assegurar a atuação do Estado em favor da sociedade, pautando-se na concepção de Estado democrático e de direito, responsável pelaspolíticas sociais. Esse movimento fundamentou essas posições na democratização do acesso, na universalização das ações, na descentralização dos serviços, na melhoria da qualidade dos serviços e num modelo assistencial, pautado na integralidade e na equidade das ações. Desse modo, a saúde teve como premissa básica um enfoque de um direito de todos e dever do Estado (BRAVO, 2001).
Este fatocondicionou o registro desse direito na Constituição Federal de a referida Constituição brasileira, através da institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), conferiu à Saúde do Trabalhador uma nova definição e novo delineamento institucional quando a incorporou enquanto área de competência própria da saúde. Esta mudança, advinda de um processo constituinte com marcada participação dos...
tracking img