Aguas subterraneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Escola de Minas
Departamento de Engenharia Ambiental – DEAMB

Poluição das águas subterrâneas

Hélio Santi
Nicolas Mamede
Roniza Helena Maciel Passeri
Guilherme de Oliveira Cruz
Rafael Guimarães Lucinda

Ouro Preto, 16 de novembro de 2010.
1. Introdução

Embora três quartos da superfície da Terra seja composto por água, a maior parte nãoestá disponível para consumo humano pois 97,5% são águas salgadas, encontradas nos oceanos e mares e do restante,68,9% formam geleiras e 31,10% é doce e pode ser utilizada para consumo do homem e animais. E deste total 96% estão armazenados em fontes subterrâneas. As águas doces superficiais - lagos, rios e barragens - utilizadas para tratamento e distribuição nos sistemas de tratamento vêmsofrendo os efeitos da degradação ambiental que atinge cada vez mais intensamente os recursos hídricos em todo o mundo. A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em nosso planeta.

O uso cada vez mais intenso dos recursos hídricos vem obrigando à adoção de medidas de regulação e modificação dos cursos d’água o que gera variações nosecossistemas e microclimas, com prejuízos à flora, fauna e habitat. O aumento da contaminação da água é uma das características mais importantes do uso dos recursos hídricos em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento são poucas as cidades que contam com estações de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos.

Até agora os seres humanos, a faunae a flora vêm sobrevivendo às situações de mudança, mas se a contaminação aumentar a capacidade de regeneração e adaptação diminuirá, acarretando a extinção de espécies e ambientes que antes constituíam em fonte de vida.

2. As Águas Subterrâneas
2.1 Origens das Águas Subterrâneas
Praticamente toda a água subterrânea vem da chuva, originada pela evaporação do mar. Outras fontes, como fontesquentes e géiseres, são fenômenos superficiais onde a água “normal” desce ao fundo, é aquecida e volta à superfície através da pressão artesiana. Ás vezes ainda se observa a emissão de vapor pôr erupção vulcânica, resta dizer, porém, que essa quantia é insignificante.
 
2.2 Ocorrências da Água Subterrânea

As partes de terra que possuem águas subterrâneas são divididas em quatro zonas:
Zona deSaturação ( mais profunda) : geralmente a uma distância abaixo da superfície. Nesta zona a terra está saturada até uma certa altitude, esta saturação é conhecida como lençol de água ( ou freático ).

Orla de Capilaridade ( logo acima da zona de saturação) : Na terra, a água dessa zona eleva-se nas aberturas finas acima da zona de saturação. Em experimentos foi visto que a altitude da orla semantém em um limite prático de até três metros, estando nesse nível podemos crer que a evaporação da terra seja muito pouca, mas onde o lençol freático está muito perto, a água transfere-se à atmosfera pela orla de capilaridade e a perda de água pode ser muito importante.

Seção Intermediária ( encontra-se acima da orla de capilaridade) : A água penetra nesta parte da terra e é drenada pelagravidade, até ao lençol de água, sendo assim, apenas poucos capilares tem água e, em geral, classifica-se esta zona como quase seca. Ela pode existir ou não, dependendo do nível de umidade.

Seção de umidade do solo ( superficial ) : Esta seção contém material orgânico e bem intemperisado e é geralmente  muito porosa. Recebe água da chuva, mas boa parte desta água retorna á atmosfera comotranspiração. Outra parte é absorvida pela seção intermediária.

2.3 Os Aquíferos

Aqüífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra. A medida que vai penetrando no solo a água vai sendo filtrada, perde turbidez, cor e fica cada vez mais limpa; pode levar...
tracking img