Aguas de oxala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aguas de Oxala

 Guian para Lufan na prisão de Xangô.

   Um dia Oxaguian, rei de Ifá, resolveu viajar a Oyo em visita a Xangô, seu outro filho de criação (já que xango nasceu humano, depois se tornou orixá) .  Precavido, Oxaguian Foi consultar um babalaô para saber acerca da viagem. O adivinho recomendou-lhe não seguir viagem. Ela seria desastrosa e acabaria mal.
Mesmo assim, Oxaguian porteimosia , resolveu não renunciar à sua decisão. O adivinho aconselhou-o então a levar consigo 3 mudas de roupa, limo-da-costa ou sabão-da-costa, assim como a aceitar e fazer tudo que lhe pedissem no caminho e não reclamar de nada, acontecesse o que acontecesse.  Seria uma forma de não perder a vida.
Logo no primeiro dia, oxaguian encontrou È ù-Eléèdu  (‘Exu-Dono-do-Cavão’ ) disfarçado de  umhomem velho  que lhe pediu para que ajudasse a carregar uma sacola.  Oxaguian muito bondoso ajudou a carregar as sacolas, que então exu as fizeram abrir e sujar toda a roupa de Oxaguian.
Este não reclamou,  seguindo  as  recomendações do babalaô;  lavou-se no  rio próximo, pôs uma  roupa nova e deixou a velha como oferenda e seguiu viagem.
Ainda triste pela a aventura com  È ù-Eléèdu (‘Exu-Dono-do-Cavão’ )  no segundo  dia Oxaguian encontrou com È ù  Aláàdì (‘Exu-Dono-do-Óleo-da-Amêndoa-de-Palma) na forma de uma mulher bem velha sentado  à  beira  da estrada com um barril, e então Exu pediu a Oxaguian que o ajudasse a colocar o barril sobre  a  sua cabeça. Oxaguian  concordou e Exu aproveitou para, durante a operação derramar maliciosamente o conteúdo do barril sobre Oxaguiãn, pondo-se azombar dele. Este não reclamou,  seguindo  as  recomendações do babalaô;  lavou-se no  rio próximo, pôs uma  roupa nova e deixou a velha como oferenda mais uma vez e seguiu viagem.

Bastante triste pelo ocorrido com È ù-Eléèdu  e È ù  Aláàdì, No terceiro dia, Oxaguian encontrou com Èsù  Elèpo  Pupa  (‘Exu-Dono-do-Azeite-de-Dendê’ ),  que estava na forma de uma criança, que tentava puxar de um poçoum balde, e então Exu pediu para que Oxaguian o ajudasse a erguer o balde que dizia ser água, mas na verdade lá tinha azeite de dendê, e assim que Oxaguian ergueu o balde, Exu o fez derramar todo aquele azeite de dendê sobre Oxaguian, pondo-se a zombar dele. Este não reclamou, seguindo  as  recomendações do babalaô;  lavou-se no  rio próximo, pôs uma  roupa nova e deixou a velha como oferendamais uma vez e seguiu viagem.

Oxaguiãn  sem perder a paciência, após cada um das experiências. Chegou, finalmente, à fronteira do reino de Oyó e lá encontrou um cavalo que havia fugido, pertencente  a Xangô.  No momento em que Oxaguiãn  quis  amansar  o animal, dando-lhe espigas de milho, com a intenção de levá-lo ao seu dono, os servidores de Xangô, que estavam à procura do animal, chegaramcorrendo. Pensando que o homem fosse um ladrão, bateram muito nele e então o jogaram na prisão...
 Sete anos de infelicidade se abateram sobre o reino de Xangô. A seca comprometia a colheita, as epidemias acabavam com os rebanhos, as mulheres  ficavam  estéreis, nada mais nascia no reino de Xangô.  Então Xangô,  tendo  consultado  um  babalaô, soube que toda  essa  desgraça provinha  da  injusta prisão  de  um  jovem homem. 
  
 Depois de seguidas  buscas  e  muitas  perguntas,  Xangô ficou desesperado por ser no reino considerado o mais justo acontecer algo como aquilo, e o ultimo lugar em que imaginava que houvesse a injustiça, Xangô então foi até o calabouço mais profundo de seu castelo, e lá havia só um velho muito velho(Era oxaguian que havia envelhecido a cada  um ano 7 anos, e quepassou assim 7 anos na cadeia). Este então mesmo com aparência de velho, vestindo roupas já sujas, Xangô reconheceu seu querido pai, Oxaguian, que apartir daí seria chamado de Oxalufan.
   Xangô inconformado perguntou a Oxalufan; Por quê? Sendo o senhor, por quê permitisse acontecer isso?
  Oxaguian respondeu:  No tempo que estive aqui, sozinho, cada  1 ano que se passava para você, se...
tracking img