Agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Educacional de Além Paraíba
Professor: Rafael Santos de Azevedo
Engenharia Civil – 2° período
Disciplina: Química Ambiental

ÁGUA


A água é uma substância incolor, insípida e inodora. Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O.


A água na natureza


• Cobre cerca de70% da superfície do planeta. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e aquíferos detêm 0,6% da água do planeta.


• A água pode ser encontrada na natureza sob a forma sólida, líquida e gasosa. A mudança de estado sólido para líquido recebe o nome de fusão, enquanto que a do estado líquido para o sólido de solidificação. Doestado líquido para a forma vapor, temos o fenômeno de vaporização ou ebulição e, da forma de vapor para a líquida, de condensação ou liquefação.


• A água é um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Sendo o uso do solo é de importância fundamental na ocorrência natural de água (Desmatamento / áreas urbanas).


• Muitas vezes, a água é chamada de solvente universal.Isso porque um grande número de substâncias se dissolve (ou seja, se mistura) na água, formando, com ela, soluções.


• Sua disponibilidade é um dos fatores mais importantes aos ecossistemas.


• Apesar de abundante, nem toda a água é diretamente aproveitada. Do total água doce do planeta, apenas 0,5% representa água doce explorável. Para você entender melhor, imagine uma piscinacom capacidade de 1000 litros: 975 litros seriam de agua salgada e somente 25 litros de água doce. Destes,apenas 100 ml (quantidade igual a um copo americano) estariam disponíveis para consumo.






Parâmetros físicas da água


• Temperatura: A temperatura da água é ditada pela radiação solar, salvo nos casos de despejos industriais, de termelétricas e de usinas atômicas que operemnas margens de lagos e reservatórios. A temperatura exerce maior influência nas atividades biológicas e no crescimento. Também governa os tipos de organismos que podem viver ali: peixes, insetos, zooplâncton, fitoplâncton e outras espécies aquáticas, todas têm uma faixa preferida de temperatura para se desenvolverem.


• Densidade: é a relação entre a massa volúmica da matéria em causa e amassa volúmica de matéria de referência (a água é geralmente tomada como referência). A água Possui densidade elevada, variando com a temperatura, concentração de substâncias dissolvidas e pressão, ela é menos densa no estado sólido do que no seu estado líquido (o normal). Consequentemente, o gelo flutua. Densidade da água do mar é cerca de 2% maior que a da água pura


• Turbidez: em corposde água é resultado da quantidade de partículas em suspensão, sejam elas orgânicas ou inorgânicas, e em menor proporção dos compostos dissolvidos. A transparência da água está relacionada com os valores de turbidez e aponta a região na coluna d’água em que ocorre fotossíntese.


• Condutividade: corresponde à capacidade da água em transmitir corrente elétrica em um espaço definido. Uma vezque a condução elétrica na água depende da concentração de íons em solução, a condutividade é uma medida indireta do teor de sais na água. Em sistemas de água doce a condutividade está relacionada a fatores geoquímicos locais, as condições climáticas e as contribuições humanas. Usa se a unidade de microsiemens por centímetro (μS/cm) para se expressar a condutividade.


• PH: É a medida daconcentração de íons H+ na água. O balanço dos íons hidrogênio e hidróxido (OH-) determina quão ácida ou básica ela é. Na água quimicamente pura os íons H+ estão em equilíbrio com os íons OH- e seu pH é neutro, ou seja, igual a 7. Portanto, quando a água tem um pH inferior a 7, diz-se que é ácida, se é igual a 7, diz-se que é neutra e se é superior a 7, diz-se que a água é alcalina. Os principais...
tracking img