Agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Água é o elemento da vida, essencial na vida de qualquer habitante de nosso planta, independentemente de qual reino pertença, por esse motivo pode ser considerado o maior bem da humanidade.
A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio dando a fórmula química de H2O, esta composição foi descoberta por em 1879 Henry Cavendish. A água pode ser encontrada nanatureza em seus estados solido, liquido ou gasoso, variando de acordo com a temperatura do ambiente (http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Agua02.html).
Do valor total da quantidade de água existente na Terra 97,5% corresponde a água salobra, e somente 2,5% corresponde a água doce, ou seja, água potável. (Tundisi et al., 2008)
Ao considerarmos o valor total de água doce, encontramos a seguintedivisão aproximada: 1% corresponde as águas presentes em rios, lagos e outros reservatórios, 69% em geleiras e calotas polares e 30% em águas subterrâneas.
Nos próximos tópicos abordados iremos tratar de algumas características da água, locais e formas onde poderemos encontrá-la no ambiente, seu ciclo, dentre outros temas abordados.

Figura 1
Figura 1
Fonte: Skilomanov 1998 retirado de Tundisi eTundisi, 2008
Fonte: Skilomanov 1998 retirado de Tundisi e Tundisi, 2008

O clico da água

A água esta em constante movimento, e pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, liquido e gasoso, o ciclo da água ou ciclo hidrológico descreve o movimento da água no planeta Terra e conseqüentemente a passagem dentre seus estados.( http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html)
Por serum ciclo, não tem ponto inicial ou final, mas para melhor entendimento o melhor ponto para iniciar a análise do ciclo são os oceanos. O sol aquece os oceanos provocando a evaporação das águas, esse vapor sobe a atmosfera onde a temperatura é mais baixa e junto com a água da evapotranspiração (agua que evaporou das folhas das plantas e do solo) condensa formando nuvens, que por sua vez , sãolevadas pelas correntes de ar ao redor do globo.( http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html)
Quando as particulas de água contidas nas nuvens colidem, elas caem em forma de chuva ou precipitação. As precipitações pode cair em forma de neve e se acumular como camadas de gelo e geleiras, em alguns lugares com a chegada da primavera a neve e escorre pela terra, em outros lugares parte dogelo e da neve sublima tornando-se novamente em vapor de água. ( http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp)
Quando a chuva cai pode seguir dois “caminhos”, o primeiro deles é o escoamento superficial para localidades de menor declividade, alimentando assim diretamente os rios, o segundo consiste na infiltração do solo, que alimenta os aquíferos que podem armazenar enormes quantidades de águadoce por um longo periodo de tempo.Os aquiferos podem ter sua descarga realizada nas nascentes, nos armazenamentos de água doce (rios, lagos, cachoeiras, etc.) ou diretamente no mar, já o destino dos rios desagua nos ocanos, e assim fecha o ciclo da água que esta ilustrados nas duas figuras abaixo. (http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp)

Figura 2 Ciclo hidrológico
Figura 2 Ciclohidrológico

Fonte: http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html

Fonte: http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html

Figura 3 Ciclo da água
Figura 3 Ciclo da água

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp

Principais reservas Hidrológicas do Brasil e do mundo

Figura 4 Principais características dosrios mais importante do planeta
Figura 4 Principais características dos rios mais importante do planeta
Os principais lagos distribuídos no planeta Terra são importante reservas de água doce, fundamentais para a manutenção da vida e a sobrevivência de plantas, animais e organismos, além da própria sobrevivência do homo sapiens. Na tabela seguinte, figura 4, podemos observar os principais...
tracking img